A ciência por trás da técnica de remada
Arthur Santacreu fala sobre a física aplicada na remada e a ciência por trás da técnica, mostrando o ... leia mais
Olá, pessoal! Espero que todos estejam firmes nos treinos. Hoje vamos falar sobre a importância do fortalecimento dos joelhos, um dos responsáveis por garantir o equilíbrio e a mobilidade de todo o corpo. Quando o joelho apresenta alguma lesão ou dor, isso afeta não só a performance durante a prática esportiva, como prejudica a qualidade de vida do indivíduo como um todo.
Os joelhos absorvem grande parte da carga provocada por cada movimento do cotidiano ou de qualquer atividade física. Essa absorção diminui o estresse nas demais estruturas (como músculos das coxas e panturrilhas) e, por consequência, protege os ossos, ligamentos e cartilagens de desgastes.
O agachamento está entre os principais exercícios para fortalecer o joelho. É um exercício completo e funcional, trabalha, principalmente, os glúteos, os isquiotibiais (músculos posteriores da coxa) e o quadríceps (grupo muscular da coxa anterior), aumentando a proteção dos ossos e ligamentos das articulações. Outro exercício muito importante é o avanço e o afundo, que podem ser realizados em conjunto. Esses exercícios funcionam para o fortalecimento da musculatura do joelho, isquiotibiais e quadríceps, além dos glúteos.
A elevação de perna é um exercício simples e que pode ser praticado com ou sem tornozeleira, dependendo do seu nível de condicionamento e da disponibilidade do acessório. Deite-se de costas, mantendo os braços estendidos ao lado do corpo. Uma das pernas deve ser flexionada, enquanto a outra permanece estendida. Ela deve ser elevada, mantendo o joelho sempre esticado e a ponta do pé apontando para cima. Abaixe a perna devagar, repetindo o movimento entre 10 e 15 vezes, conforme sua condição física atual. Depois, troque de lado. Sugiro executar pelo menos 3 séries com intervalo de pelo menos 30 segundos entre uma e outra.
O levantamento terra também é uma ótima opção, trabalhando outras partes do corpo, como o abdômen e as costas. Segure um peso com as mãos(se não tiver acessórios de academia pode ser um saco de arroz, garrafas de refrigerante, por exemplo). Flexione os joelhos e o tronco como se estivesse sentado. A próxima etapa é estender o corpo por completo, até ficar com os joelhos, quadril e costas alinhados. Lembre-se de manter os pés na mesma linha dos ombros. Repita o movimento entre 10 e 15 vezes, dependendo do seu condicionamento físico. Sugiro também executar pelo menos 3 séries com intervalo de pelo menos 30 segundos entre uma e outra.
Se você já teve ou sofreu recentemente algum trauma nos joelhos, uma dica legal é fazer o fortalecimento do joelho em aulas de deep running ou hidroginástica. A principal vantagem dos esportes realizados dentro da água é que eles diminuem a chance de sobrecarga pelo peso. Além disso, eles fortalecem rapidamente o corpo, devido ao grande esforço físico necessário para se movimentar na piscina.
Espero que o conteúdo seja útil e ajude vocês. Nos vemos em breve.