Aprenda a fazer um simulador de remada em casa
Os remadores de va'a Robert Almeida e Tiago Barros apresentam tutorial para ensinar você a montar um ... leia mais
Fala galera! Estamos aqui mais uma vez para ajudar você a render melhor nos treinos e vamos começar com uma dúvida muito comum no início do ano: como voltar a forma física depois de um tempo parado.
Primeiro, é preciso separar o retorno pós-festas de fim de ano daquela retomada após uma lesão ou mesmo um longo período sem a prática de atividades físicas.
Sabemos que não foi fácil resistir aos carboidratos, gorduras, açúcares e alimentos industrializados presentes na maioria das refeições festivas do mês de dezembro. Por isso, a primeira dica é focar na sua alimentação antes de voltar aos treinos. Use o bom senso e faça escolhas mais saudáveis.
Isso te dará mais energia e deixará o corpo mais leve para a prática esportiva. Lembre-se ainda de beber bastante água para hidratar o organismo, especialmente agora no verão, onde as temperaturas são mais elevadas e a perda de líquidos é maior.
Se você já tinha uma rotina de treinos antes das festas de fim de ano, neste mês de janeiro não crie grandes expectativas nem busque tempos mais baixos, foque em criar uma boa base para atingir as metas de 2022. Uma dica legal é trabalhar mais a propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação) e coordenação motora por meio de exercícios educativos.
Já aqueles que estão voltando à academia pela primeira vez após a pandemia ou depois de um grande período afastado do esporte, a primeira coisa é pensar nos seus objetivos e com base nisso iniciar sua periodização.
Esse processo é muito importante pois é onde o treinador irá pensar e trabalhar todos os estímulos necessários para recuperar o corpo e a técnica, garantindo uma evolução gradativa em todo o período de treinamento.
Neste retorno, é importante que o atleta trabalhe com pouca intensidade e aumente o volume de forma progressiva. Séries intervaladas e com um descanso maior entre uma e outra farão com que o atleta se sinta mais confortável e consiga manter melhor a qualidade técnica.
Trabalhos de resistência de força e flexibilidade também são importantes para aumentar a força muscular geral e a amplitude de movimento.
Em ambos os casos, é fundamental que o atleta tenha consciência, paciência e não tente tirar o atraso em pouco tempo. Isso pode gerar defeitos técnicos, sobrecargas desnecessárias e possíveis lesões, comprometendo todo o planejamento da sua temporada.
Então, vamos com calma e aproveitando a jornada. Que todos tenham um 2022 repleto de alegrias e realizações!