Segurança na canoa: Como realizar o procedimento de Huli
Veja em detalhes como realizar o procedimento de Huli, fundamental para a segurança de quem rema de canoa ... leia mais
Olá amigos! Hoje vou falar sobre a preparação física para atletas idosos e enfatizar que nunca é tarde demais para investir em hábitos saudáveis. Por isso, vamos reforçar como exercício é benéfico para os atletas da geração 50+.
Primeiramente, a prática de atividades físicas é algo essencial para a melhoria da qualidade de vida, uma vez que ela aprimora as capacidades funcionais do corpo. Correr, levantar, agachar, empurrar, puxar, arremessar e saltar, entre outros exercícios, contribuem diretamente para que a pessoa possa executar movimentos do dia a dia, por exemplo estender roupa, levar compras para casa, sem dor ou desconforto, trazendo mais segurança e autonomia para o cotidiano.
Também devemos lembrar que existe um processo natural de redução da absorção de cálcio pelo organismo, o que acarreta diretamente na perda de massa muscular e força. Exercícios físicos contribuem para que esses efeitos sejam atenuados, além de aperfeiçoar capacidades como flexibilidade, equilíbrio e resistência. Aliás, outro ponto relevante é que os ganhos de massa muscular e força gerados pela prática de esportes também contribuem diretamente para a diminuição do risco de quedas e acidentes.
Entre os exercícios mais adequados para essa faixa etária estão os alongamentos e exercícios de mobilidade, que ajudam a soltar a musculatura e fazem com que a pessoa ganhe amplitude de movimento. Como vimos, também é bom colocar séries de resistência e exercícios de isometria (treinamento estático) para que o atleta ganhe mais força e potência. Recomendo também não esquecer dos exercícios de coordenação motora e de equilíbrio buscando minimizar os riscos de queda, evitando acidentes e eventuais fraturas.
Para aqueles que já praticam alguma atividade física, podemos dizer que a preparação física possibilita que o atleta melhore ainda mais o condicionamento físico. Os exercícios trazem mais mobilidade, reduzindo as limitações físicas e evitando tensões musculares, bem como sobrecarga nas articulações. Isso impacta diretamente na performance, sendo inclusive um fator motivacional para busca de novas metas dentro da modalidade escolhida.
É muito importante que os atletas com idade mais avançada realizem um trabalho progressivo, ou seja, aumentando a carga, a intensidade e a dificuldade do exercício de forma gradual uma vez que o corpo já não responde da mesma forma como na juventude. Além disso, o objetivo principal do treino é criar consciência corporal e quanto mais funcional for o treino melhor (agachar, levantar, subir escada), mais preparado para as atividades do cotidiano o indivíduo está. Portanto, comece com poucas repetições e vá aumentando sem exceder seus limites.
Aproveito o espaço para deixar algumas duas dicas importantes para os atletas mais maduros no que diz respeito à preparação física para atletas idosos. Sempre conte com a orientação de um profissional durante a prática esportiva. Com um professor/treinador você tem a segurança de que seu corpo não está passando dos limites e suas necessidades individuais estão sendo atendidas. Faça um acompanhamento regular junto aos médicos pois todas as informações sobre sua saúde são fundamentais para elaborar um planejamento de treinos coerente e mais eficiente.
Nos vemos em breve!