Jefferson Sestaro deixa a supervisão de Canoagem Oceânica da CBCa
Atuando desde 2014 como supervisor da modalidade, Jefferson Sestaro realizou eventos Sul-Americano e ... leia mais
Uma nova descoberta arqueológica, publicada na revista Science, sugere que os primeiros habitantes das Américas chegaram ao continente remando ao longo da costa do Pacífico mil anos antes do que se acreditava.
Ferramentas de pedra, carvão, rochas lascadas e fragmentos de ossos de grandes animais foram encontrados em uma escavação na localidade de Cooper’s Ferry, em Idaho, nos Estados Unidos. Esses artefatos são a evidência mais antiga da presença humana na América do Norte, datando aproximadamente de 15.000 a 16.000 anos.
Esse período é anterior ao final da idade do gelo, quando as calotas polares começaram a derreter, mas ainda era possível fazer uma travessia por terra através do Estreito de Bering, há cerca de 13.000 anos, agora menos inóspita do que nos séculos anteriores.
Antes desse período, segundo os cientistas, embora a passagem possa ter estado livre, não havia absolutamente nada antes desta data no ambiente em volta – nem plantas, nem animais. Ou seja, por conta do frio polar e da total ausência de vida ao redor, seria impossível aos seres humanos se alimentarem durante um longo e árduo caminho entre penhascos de gelo antes de 13.000 anos atrás.
Nesse caso, uma rota costeira do Pacífico, ao longo de corredores livres de gelo, teria sido a provável rota de entrada.
As pontas de projéteis com haste encontradas pelos arqueólogos assemelham-se muito a artefatos encontrados no noroeste da Ásia, especialmente na ilha Hokkaido, no Japão, o que corrobora para a hipótese de uma rota costeira.
Vale ressaltar que este foi um período de expansão pelo Pacífico via Ásia. Há cerca de 3000 anos, as primeiras ilhas da Micronésia, via sudeste asiático, foram alcançadas, e cerca de 2500 anos, as da Polinésia.
A descoberta, contudo, não invalida a teoria de que houve uma migração humana pelo caminho de gelo do Estreito de Bering. Significa apenas que outros humanos já estavam na América do Norte quando isso aconteceu.