8 Histórias sobre o poder feminino no Dia Internacional da Mulher

Compartilhe

08 de março é o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada pala celebrar importantes conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.

No universo dos esportes aquáticos não é diferente. Até os dias de hoje ouvimos histórias sobre a luta de mulheres em busca de igualdade no esporte, mas, também, feitos incríveis, que merecem total admiração.

Sendo assim, para comemorar essa importante data, separamos oito histórias inspiradoras sobre o poder feminino dentro de nosso universo.

Lessons From Juju

Mergulhadoras coreanas em Lessons from Jeju
“Para uma mulher, tornar-se mãe pode significar uma data de validade para a realização de um sonho”. Foto: Reprodução

A Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, é o lar das Haenyeos, ou “mulheres do mar”, como são conhecidas. Corajosas, elas seguem uma tradição secular: mergulham utilizando apenas o ar dos seus pulmões para coletar frutos do mar.

Kimi Werner, uma das melhores mergulhadoras do Havaí viaja à Coréia do Sul para conhecer de perto as Haenyeos e o relato dessa experiência você confere AQUI.

A ‘Moana’ da vida real

Kala Tanaka Moana
Kala Tanaka usa as mãos para calcular a rota de sua embarcação em gesto reproduzido pela personagem Moana na famosa animação da Disney. Foto: Polynesian Voyaging Society

Herdeira da tradicional arte da navegação polinésia, a navegadora havaiana Kala Tanaka foi um nome de destaque entre os importantes marinheiros que navegaram junto à Hokule’a.

Para muitos, a personagem Moana, da Disney, teve em Kala uma de suas fontes de inspiração. Conheça a história dessa wahine AQUI.

A épica história da remadora que circunavegou a América do Sul de caiaque

remar pela América do Norte
Freya Hoffmeister a primeira pessoa a percorrer toda a extensão da América do Sul remando de caiaque. Foto: Arquivo pessoal

Em 30 de agosto de 2011, Freya Hoffmeister, uma empresária alemã de 47 anos, partiu de Buenos Aires, Argentina, a bordo de um caiaque oceânico, rumo ao extremo sul do continente com um objetivo pra lá de audacioso: contornar, à remo, toda a América do Sul.Saiba como foi essa incrível expedição até hoje jamais repetida por um homem ou mulher AQUI.

O pioneirismo de Andrea Moller nos Water Sports

Andrea Moller
Radicada na ilha de Maui há mais de 20 anos, Andrea Moller teve um papel fundamental no desenvolvimento de diversas modalidades de esportes de água

Considerada um dos maiores nomes dos water sports no mundo e atual recordista mundial de maior onda surfada por uma mulher, Andrea Moller, brasileira radicada na ilha de Maui há mais de 20 anos, teve um papel fundamental no desenvolvimento de diversas modalidades de esportes de água.

Em 2020 ela foi entrevistada por Luciano Meneghello e Fernando Bonfá durante o programa Waterchats. A entrevista completa você confere AQUI.

Goddesses

Mulher Taitiana
Water woman e surfistas destemidas, as irmãs taitianas s irmãs taitianas Heimiti, Vahine e Kohai Fierro são as personagens centrais de “Goddesses”. Foto: Reprodução

“Goddesses” é um curta-metragem criado pelo cinegrafista Morgan Maassen para homenagear a cultura polinésia, representada por três jovens mulheres delicadas e, ao mesmo tempo, poderosas: as irmãs Heimiti, Vahine e Kohai Fierro.

Assista ao curta-metragem AQUI.

Três oceanos a remo

Roz Savage passando por Diamond Head, em Oahu, pouco antes de chegar a Honolulu, Havaí, depois de remar pelo Oceano Pacífico vindo de São Francisco. Foto: Reprodução

Conheça a incrível história de Roz Savage, a primeira mulher a atravessar sozinha três oceanos a remo: Pacifico, Atlântico e Índico AQUI.

A Guerreira Polinésia

Michelle manu dança havaiana
Michelle Manu é especialista em Ku’ialua, luta ancestral, que se utiliza de artefatos elementares á cultura polinésia, como os remos de canoa. Foto: James Trotter

Única mulher aceita como discípula do Grande Mestre (‘Olohe) Solomon Kaihewalu em mais de 40 anos, Michelle Manu é também a única mulher, até agora, a receber a designação de “Cavaleiro Comandante” da Ordem Real de Kamehameha I, por seu trabalho contínuo na promoção, proteção e perpetuação da cultura havaiana por meio da Lua, restrita arte marcial ancestral havaiana.

Clique AQUI e conheça a história dessa verdadeira guerreira polinésia.

A primeira equipe feminina a cruzar o oceano pacífico remando

Coxless Crew
Coxless Crew, a primeira equipe de mulheres a atravessar o oceano pacífico remando. Foto: Reprodução

A história da expedição a remo feminina das Coxless Crew é admirável. Juntas, elas remaram 9.200 milhas (14.800 km) e estabeleceram dois recordes mundiais: a equipe tornou-se o primeiro time feminino e o primeiro time de quatro remadoras a atravessar o Pacífico. Saiba mais sobre essa épica aventura AQUI.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe