Atravessando o Atlântico a remo, Richard Kohler está próximo de Salvador (BA)
Sul-africano Richard Kohler, que está atravessando o oceano atlântico remando de caiaque deve chegar a ... leia mais
O veículo tem bico achatado para reduzir atritos, formato longilíneo para oferecer maior estabilidade e é estreito e relativamente leve para favorecer a aceleração. O condutor guia sentado em um cockpit aberto, utiliza pedais e necessita de enorme sincronia entre mente e braços para manobrar com precisão e rapidez.
Se você pensou que o assunto aqui é Fórmula 1 está enganado, embora não por completo. Isso pois o tema deste texto é o Surfski, modalidade que pode ser considerada a Fórmula 1 das embarcações a remo pela velocidade que alcança. E fazendo jus ao simbólico título de maior evento de esportes aquáticos do mundo, o Aloha Spirit não poderia deixar de fora o Surfski da programação da etapa de Saquarema, que ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto.
Como se não bastasse a velocidade proporcionada pela estrutura da embarcação e pela utilização de remos de pá dupla, as provas de Surfski em Saquarema prometem ser ainda mais empolgantes, devido à curta distância dos percursos em comparação com as etapas anteriores do Aloha Spirit de 2022, em Ilhabela e Angra dos Reis.
Em Saquarema, serão realizadas duas provas de Surfski, ambas no sábado, dia 20, com início às 13h10. A prova da categoria Amador terá um percurso de 5Km, enquanto a da categoria Pró será de 10Km: “As disputas de Surfski serão na lagoa, onde praticamente não tem onda. E, além de liso, os percursos serão curtos, favorecendo os atletas que tiverem mais velocidade”, comentou o Coordenador do Surfski no Aloha Spirit, Dennis Simões, que resumiu assim suas expectativas para a modalidade em Saquarema: “Serão duas provas de explosão total”.
Quem já está inscrita para encarar os 10Km da categoria Pró em Saquarema é Carmen Lucia, uma atleta-símbolo do Aloha Spirit, que conta nos dedos da mão as raras vezes em que esteve ausente do evento em mais de uma década. Vencedora das etapas de Ilhabela e Angra dos Reis em 2022, Carmen está na expectativa para encarar o percurso mais curto da prova de Saquarema, um fator que ao mesmo tempo a desafia e motiva:
“Sou da escola de corredores de aventura, que parecem que vão se fortalecendo com o passar dos dias de prova, e eu trouxe isso para a canoagem. Por isso, no meu caso, quanto maior a prova, maiores as minhas chances de um bom desempenho, devido às minhas características de ser uma atleta de resistência. Porém, eu adoro desafios e acho muito válido que existam provas mais curtas no Surfski, até porque elas atraem os atletas da canoagem de velocidade e da canoagem olímpica”.
Além do Surfski, as seguintes modalidades completam a programação do Aloha Spirit em Saquarema: Canoa Polinésia / Va’a, Stand Up Paddle, Paddleboard, Apneia, Maratona Aquática, Waterman (triathlon contendo Natação, Paddleboard e Stand Up Paddle), OC4 Surf, Longboard e SUP Wave, estas três últimas estreando no evento. Ao todo, a agenda competitiva em Saquarema contará com cerca de 40 provas, divididas nas classes Amador, Pró, Kid’s, Masters e PCD.
As inscrições estão abertas até o dia 5 de agosto e podem ser realizadas pelo site. A edição de Saquarema do Aloha Spirit é uma produção da Ecooutdoor Sports Business e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema.