Desafio Leme ao Pontal Individual entrega prova bela e desafiadora
Realizado neste sábado, na orla do Rio de Janeiro, o Desafio Leme ao Pontal Individual ofereceu uma prova ... leia mais
Wellington Reis é o primeiro campeão de SUP Wave reconhecido pela recém-formada Federação de Surf do Estado de São Paulo.
O primeiro campeonato realizado pela SPSurf, que ocorreu em Camburi, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, conseguiu movimentar a comunidade do surfe de todas as praias do Estado.
Ao longo dos dias, foram realizadas disputas em diversas modalidades de surfe e o último dia ficou reservado para as finais femininas de shortboard e SUP Wave, além das atrações das categorias Surf Dog, Surf Adaptado e dos atletas da modalidade Waveski.
Outro diferencial do evento foi a competição por cidades, que incluía todas as modalidades de surfe, dando, ao final da competição, o título à cidade com os melhores resultados gerais no evento.
No mar, de ondas pequenas, porém com boa formação, os atletas da elite do SUP Wave deram um show, mostrando mais uma vez o potencial do esporte por aqui.
Wellington Reis, campeão do Gran Canaria Pro-Am de 2019, que competiu por Camburi, garantiu o título.
“Só tenho a agradecer e parabenizar os organizadores deste evento“, informou. Reis defendeu o primeiro lugar contra Léo Gimenes, da equipe vicentina, que ficou com a vice-liderança e figura entre os 10 melhores do mundo.
Em terceiro lugar, defendendo a equipe de Santos, ficou o atual campeão brasileiro Leco Salazar, também dono do título mundial de 2012. E da equipe Maresias, Marcio Grillo, um exímio tube rider, principalmente em mares grandes e pesados, garantiu a quarta posição.
A demonstração de surf adaptado conseguiu unir surfistas especiais de várias cidades como Caraguatatuba, Ilhabela e Praia Grande e mostrou que, por meio do esporte, é possível trabalhar a inclusão social das pessoas com deficiência, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer. Participaram: Thiago Jungensen, João Aramine, Telmo Rodrigues, Robson Careca e Marçal Costa.
Além das competições, as atrações foram um show à parte. Os cães surfistas conseguiram chamar a atenção de todos que estavam na praia, que entre gritos e aplausos, ovacionaram os “autletas” dentro do mar.
“Foi muito legal esta oportunidade que o Zé Paulo deu para esta categoria. Se surfar já é bom, imagina surfar literalmente junto com o seu melhor amigo?“, destacou o carioca Ivan Moreira, que participou junto com o seu labrador, Bono, pentacampeão mundial da categoria.
Outro cão de destaque e vice-campeão mundial foi o cão santista Parafina. Participaram: Ivan e Bono, Marçal e Catarina, Augusto e Parafina, Gilson e Maya e Kaylane e Areia.
O público também conheceu um pouco melhor o esporte Waveski com a exibição dos atletas: Marcelo Cunha, Leonél, Alexandre Vilarino, Cado, Gilberto, Jadir, Bruninho, Renato e Paulo Ribas.
Todos os cuidados para a não disseminação do coronavírus vem sendo tomados. Os protocolos de saúde determinado pelo Governo do Estado de São Paulo, como distanciamento social, aferição de temperatura de todo o staff e atletas, distribuição de máscaras e vai disponibilizar álcool em gel, estão sendo rigorosamente aplicados.