Sul-Americano de va’a chega ao fim com resultado histórico para o Brasil
Remadores brasileiros dão show nas águas de Cabo Frio e dominam quadro de medalhas do Sul-Americano de ... leia mais
Competindo no Race Técnico, Fiona Wylde (EUA) e Noic Garioud (FNC) conquistaram, na manhã deste domingo (12), nas águas do Lago Balaton, Hungria, sua segunda medalha de ouro no encerramento do Mundial de SUP da ICF.
Wylde somou o título mundial Técnico Feminino ao título conquistado na prova de longa distância da última sexta-feira. A norte-americana havia conquistado a medalha de bronze em ambos os eventos no Mundial da ICF de 2019, na China.
Já o local da Nova Caledônia, Noic Garioud venceu a prova de SUP Race Técnico Masculina, um dia depois de também ganhar a medalha de ouro no Sprint Race. Além disso, ele já havia conquistado a prata na prova de Longa Distância, tornando-se o atleta de elite de maior sucesso nesta edição do Mundial.
Na disputa do Feminino, Wylde garantiu a vitória após uma virada de boia perfeita na primeira curva da prova, em um momento em que a liderança ainda estava sendo definida entre ela, a espanhola Esperanza Barreras e sua compatriota April Zilg.
Fazendo uma virada precisa e muito técnica, Fiona se valeu da pequena vantagem que tinha naquele momento para imprimir um forte sprint, abrindo uma vantagem confiortável de suas adversárias.
Como a prova foi disputada em um lago, e, portanto, sem influência de ondas, tudo que ela fez foi manter o ritmo forte e não errar as curvas. Dessa forma, ficou impossível para suas adversárias a alcançarem até a linha de chegada:
“É incrível, não posso acreditar que acabei de ganhar dois títulos mundiais em três dias”, disse Wylde.
Entre os homens, Noic Garioud, que tem apenas 19 anos, foi a estrela do fim de semana. Seu ritmo alucinante fez a diferença no Sprint e nas corridas técnicas. Na final deste domingo, ele novamente teve uma briga dura contra o havaiano Connor Baxter.
Baxter largou melhor e manteve a liderança por boa parte da prova. Porém, na curva final, foi ultrapassado por Garioud, que usou a estratégia de guardar energia para a reta final da disputa, quando conseguiu ultrapassar o havaiano e manter a liderança até a linha de chegada.
“Eu simplesmente não consigo acreditar. Nunca pensei que poderia ganhar duas medalhas de ouro e uma de prata, em três corridas na mesma semana”, disse Garioud.
Baxter conquistou sua segunda medalha de prata da semana, enquanto o peruano Itzel Delgado terminou em terceiro lugar, levando a medalha de bronze.
O Mundial da ICF de 2022 já tem local confirmado. O evento será realizado em Gdynia, na Polônia e mais detalhes serão divulgados pela entidade nas próximas semanas.
MULHERES TÉCNICO OPEN
HOMENS TÉCNICO OPEN
TÉCNICO 50+ MULHERES
TÉCNICO 50+ HOMENS
TÉCNICO 40+ MULHERES
TÉCNICO 40+ HOMENS
JÚNIORES FEMININO TÉCNICO
JÚNIORES MASCULINO TÉCNICO