1ª etapa do Estadual de Va’a, em Linhares, marca retomada das competições no ES

Compartilhe
Estadual de Vaa em Linhares
Equipe OC-6 Feminina Capixaba Va’a comemora na linha de chegada. Foto: Felipe Reis

No último sábado, a Lagoa Nova em Linhares, foi palco da retomada dos eventos oficiais de canoagem polinésia no Espírito Santo.

Os maiores nomes do remo do estado participaram da Primeira Etapa do Estadual de Canoa Havaiana, modalidade Sprint. Além de ser o primeiro evento oficial após a pandemia da Covid-19, essa foi a primeira vez que a competição modalidade Sprint, que é a de velocidade, aconteceu de forma oficial no Espírito Santo.

O evento que teve início às 7h, realizando 50 baterias das 70 que estavam previstas para acontecer ao longo do dia. O grande número de inscritos, um recorde em solo capixabara, acabou por surpreender os organizadores, que precisaram remanejar as chaves das baterias.

A prova foi transmitida ao vivo e contou com a locução do Fernando Bonfá, conhecido por atuar na transmissão dos maiores campeonatos de va’a do Brasil.

Veja também > Paddle Rio coroa campeões estaduais em Angra dos Reis

De acordo com o produtor local do evento, Ramiro Helmer, o grande número de atletas inscritos mostra o quanto o esporte está crescendo no estado: “Os principais e maiores clubes do Espírito Santo estão aqui em Linhares. A arena cheia de atletas é prova de que a canoagem aumenta cada dia mais”.

As condições naturais de Linhares para a realização de provas de Sprint foram muito elogiadas pelos atletas: “Pouco vento, água lisa. Isso é ideal para esse tipo de prova, que é de velocidade. Além do visual que é fabuloso. Linhares, sem sombra de dúvidas é privilegiada por suas belezas naturais” contou Fellipe de Lucas, da cidade de Vila Velha, que competiu pelo Clube Va’a Life.

Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon é muito prazeroso contribuir para incentivar a prática esportiva na cidade, e ver as lagoas do Município sendo potencializadas com um esporte que está crescendo cada vez mais em todo o Espírito Santo e no Brasil.  

Ele pontua que o desenvolvimento de uma prática turística que tenha o esporte por base pode resultar em benefícios adicionais, com a possibilidade da expansão de eventos e atividades de lazer e turismo de bem-estar. 

Explorar o potencial de Linhares com consciência sustentável e cultural é uma grande oportunidade, que se desdobra para outros setores como o turismo, prática dos esportes aquáticos e promoção de eventos. A realização de etapa do estadual de canoa havaiana na Lagoa Nova é extremamente importante, principalmente para o desenvolvimento econômico e social em um momento em que o município está se recupera dos impactos de uma pandemia”. 

 O prefeito destacou a atuação dos jovens empreendedores do Município, Ramiro Helmer e Eduardo Rocha pelo pioneirismo do esporte, a iniciativa junto à Federação Capixaba da modalidade e os servidores da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer pela atuação durante a etapa do estadual. 

Os resultados serão publicados em breve no site da Federação de Va’a do Espírito Santo (FEVAAES).

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe