Karla Gilbert e Lincoln Dews vencem a 12 Towers
Icônica prova australiana de SUP Race downwind, realizada no último final de semana, ofereceu condições ... leia mais
O Aloha Spirit Angra dos Reis chegou na reta final nesse domingo, 19 de junho, com as disputas de OC-6, V6 e V3, Pró Overall, Máster 40, Máster 50, Masculino, Meminino e Mista abrindo as disputas.
A manhã nublada e com pouco vento apresentava condições bem mais amigáveis do que o dia anterior, quando uma forte chuva acompanhada de um vento sul “nervoso”, aumentando de intensidade a cada hora que se passava, deixou o mar extremamente agitado, obrigando a organização a transferir algumas provas da tarde de sábado para este domingo.
A prova de 25 km contou com a participação de clubes de todo Brasil, mais uma vez mostrando a força da modalidade no Aloha Spirit que, por sua vez, é uma das provas de va’a mais tradicionais do Brasil.
Após uma largada parelha, os primeiros pelotões de liderança foram se formando. Porém, após meia hora de prova, as equipes Odoyá Gênesis, no feminino, e Bertioga Paddle Club, no masculino, assumiram a liderança com boa vantagem sobre as demais equipes de OC-6.
Já a equipe Abrolhos Va’a vinha firme na primeira colocação da V6 e em segundo lugar na colocação geral.
Na reta final, Bertioga Paddle Club conseguiu manter o bom ritmo de remada e foi a primeira equipe a cruzar a linha de chegada, vendendo a prova em sua categoria, a OC-6 masculino, e garantindo a “fita azul” da prova de 25 km. Abrolhos Va’a foi a segunda equipe a concluir o desafio, terminando a prova com título da V6.
Entre as mulheres, Odoyá Gênesis conseguiu manter a liderança, sendo a primeira equipe feminina a completar o desafio, garantindo o título de campeã da OC-6. Na V3 profissional, vitória da equipe capitaneada por Marcel Campos da Silva.
A prova de va’a de 25 km também valeu pontos para as categorias divididas por idade, porém, até o fechamento desta matéria, os resultados ainda estavam sendo computados e poderão ser conferidos em breve pelo APP Aloha Spirit, disponível para download na Play Store.
Em paralelo às disputas do Va’a Pro, também foram realizadas provas de Surfski Duplo, SUP & OC-1 Kids, natação em águas abertas revezamento 2x 600, festival kids de natação 200 metros e, um pouco mais tarde, a partir das 10h, as provas amadoras de va’a 10 km, OC6 e V6, que haviam sido canceladas no dia anterior e o Triatlo Waterman, cujos resultados podem ser conferidos, na íntegra, no APP Aloha Spirit.
A prova de SUP Race Race Técnico, que tradicionalmente fecha o Aloha Spirit, teve um quê a mais de expectativa, pois, os resultados dessa prova de hoje, somados aos da prova de longa, do sábado, valeriam pontos para a primeira etapa do Brasileiro da CBSurf.
Além disso, a prova também foi válida como seletiva para o Mundial da ISA e PASA Pan-Americano.
Este ano, no Aloha Spirit serão definidas mais duas vagas no masculino e mais uma vaga no feminino para o Mundial da ISA, e uma vaga para o masculino e uma para o feminino, no PASA.
As vagas dependem do somatório nas etapas de Angra dos Reis e Saquarema. O evento de Saquarema também será válido como critério de desempate da mesma forma como no longa distância.
Portanto, a energia era intensa na hora de colocar as pranchas na água! Mas, antes, foi realizada a prova de Amadora de Race Técnico, que também foi muito disputada.
A prova amadora foi disputada no mesmo circuito de boia de 700m dos profissionais. Porém, no caso dos amadores seriam duas voltas, enquanto na profissional, três voltas.
A final amadora foi disputada com os dois gêneros, masculino e feminino, na água, e a primeira colocação ficou com o remador Daniel Andrade, que chegou praticamente empatado com o segundo colocado, Tiago Cordeiro Andrade, venceu a disputa na corrida, na areia.
No feminino, Maria Vieria Campos foi a grande campeã, seguida por Cristiane Sampaio, que ficou com o vice-campeonato. Lembrando que os resultados completos serão disponibilizados ainda hoje no APP Aloha Spirit.
As provas de Race Técnico da categoria Pro foram realizadas em separado. Primeiro largou a categoria feminina e, em seguida, a categoria masculina.
No Feminino, Aline Adisaka, que não participou da prova de sábado para se poupar para o dia de hoje, imprimiu um ritmo frenético desde a largada, abrindo ampla vantagem sobre as demais concorrentes.
Porém, na última volta, Jessika Moah chegou a emparelhar sua prancha com a de Aline, mas, após a curva de boia, Aline conseguiu abrir uma pequena vantagem e foi se distanciando novamente, aos poucos, de sua adversária até cruzar a linha de chegada na primeira colocação.
Moah veio logo em seguida, em segundo lugar, e Lena Guimarães, que fez uma largada ruim, após uma prova de recuperação impressionante, completou a prova na terceira colocação.
No masculino David Leão, que assim como Aline, venceu a prova de Sprint na sexta-feira, largou forte e conseguiu abrir vantagem dos demais competidores logo após a largada.
Em segundo, um pelotão com seu treinador, Arthur Santacreu, Guilherme dos Reis, Vinnicius Martins e Luiz Guida “Animal”.
David, por sua vez, conseguia manter posição e aumentar o ritmo, principalmente após a primeira curva de boia, quando uma trombada de Tuca Santacreu, que fez uma curva irregular, atingindo a prancha de Vinnicius Martins, acabou por prejudicar também Luiz Guida “Animal”, que vinha remando junto, e embolar o pelotão de elite, deixando David mais isolado ainda na liderança.
Luiz Guida “Animal” conseguiu se recuperar mais rapidamente, enquanto Vinnicius Martins e Gui dos Reis, marcando sua volta às competições de SUP nesta etapa do Aloha, foram brigando para recuperar espaço e “chegar junto” de Animal. Um pouco mais atrás, mas remando muito forte, vinha Santino Basaldella, atleta da Argentina.
Na reta final, o argentino que tem apenas 16 anos, surpreendeu, e se posicionou na ponta do pelotão de elite, assumindo a terceira colocação, logo atrá de Luiz Guida Animal. David Leão, enquanto isso, matinha a liderança.
Na reta final, as três primeiras colocações mantiveram-se as mesmas, com David Leão vencendo a prova de forma sólida, com Luiz Guida Animal em segundo e Santino Basaldella na terceira colocação.
Gui dos Reis e Vinnicius Martins chegaram empatados e a briga foi decidida na corrida na areia, com Gui abrindo uma milimétrica vantagem sobre Vinnicius. Os dois ficaram, respectivamente, em quarto e quinto lugar.
PREMIAÇÃO RECORDE – A prova de Race Técnico, cuja pontuação, somada à da prova de Longa Distância, determinou os primeiros colocados do ranking brasileiro de SUP Race, teve premiação recorde de R$ 40 mil, distribuída entre os primeiros colocados, oferecida pela CBSurf.
A próxima parada do Aloha Spirit Festival será na cidade de Saquarema (RJ), de 19 a 21 de agosto.
Resultados completos, de todas as categorias, poderão ser conferidos no APP Aloha Spirit.
Pontuação feita a partir da somatória dos resultados das provas de Longa Distância e Técnica.