Veteranos comandam o show no 2º dia do Aoha Spirit Angra dos Reis

Compartilhe
Largada SUP Race. Foto: Fabio Mota

Veteranos do SUP Race mostraram sua força nesta manhã de sábado durante a prova de long distance 14 km no segundo dia do Aloha Spirit Festival.

O super evento de esportes de água está sendo disputado nas águas da Praia Grande de Angra dos Reis (RJ) e vai até domingo, realizando uma série de disputas em várias modalidades, além de várias atrações como feiras, clínicas, cinema e ações ambientais.

Válida como primeira etapa do circuito brasileiro de stand up paddle, a prova de longa distância deste sábado também serviu como seletiva para Mundial de SUP da ISA.

Veja também > Aline Adisaka e David Leão vencem seletiva de Sprint

A competição de hoje contou com os maiores nomes do SUP brasileiro da atualidade, além de novos talentos que fizeram bonito. No entanto, foram os “veteranos” que comandaram o show.

A prova de 14 km foi disputada em condições extremas, com forte vento sul soprando com intensidade cada vez mais forte, pegando a lateral dos competidores (pior condição de vento para quem rema) à medida que a prova avançava.

SUP Race. Foto: Fabio Mota

No Profissional Masculino, após a largada, formou-se um pelotão de elite com Luiz Guida “Animal”, Vinnicius Martins, David Leão, Kuko Santos e Santino Basaldella, atleta da Argentina fazendo sua estreia no Aloha Spirit.

Esse pelotão permaneceu na briga pela liderança até que aproximadamente na metade da prova, Vinnicius Martins e Animal abriram vantagem dos demais e passaram a brigar pela primeira colocação.

Nos últimos quilômetros, David Leão conseguiu se aproximar da dupla, dando sinais de que iria assumir a ponta, porém, Luiz Guida Animal, nada menos do que pentacampeão brasileiro, mostrou que ainda tem muita lenha para queimar, abrindo vantagem no Sprint final para vencer a prova em grande estilo.

Top SUP Race pro Masculino. Foto: Fabio Mota

David Leão ficou com o vice-campeonato da longa distância, com Vinnicius em terceiro, Kuko Santos, em quarto e Santino Basaldella em quinto lugar completando o pódio.

Entre as mulheres, Lena Guimarães e Maia Paula fizeram uma ótima largada e abriram vantagem logo no início da disputa.

Roseli Novloski e jessika Moah vireram também largaram fortes, mas um pouco mais atrás nesse início de prova.

Na metade da prova, Lena abriu boa liderança sobre as demais, enquanto Maria Paula foi ultrapassada por Roseli Novloski e Aline Abad, subido de produção a medida em que a prova se aproximava do final, com Jessika Moah, fazendo parte do mesmo pelotão.

Ao final, outra veterana, Lena Guimarães, cruzou a linha de chegada sem ser ameaçada. Roseli Novloski foi a vice-campeã da prova, mostrando que veio para “dar trabalho” às meninas da elite do SUP nacional.

Aline Abad foi a terceira colocada, Jessika Moah ficou com a quarta colocação e Isttefany Morais fechou o pódio em quinto.

Pódio Profissional SUP Race Feminino. Foto: Fabio Mota

Além das disputas profissionais, também foram realizadas provas em diversas categorias amadoras e todos os resultados poderão ser conferidos na íntegra pelo APP Aloha Spirit, disponível para download na Play Store.

Falando em veteranos, o casal Patrick e Catarina Winkler mais uma vez subiram ao pódio na primeira colocação do Prone Paddleboard, categoria que largou junto com o SUP Race 14 km.

Reginaldo Birkbeck. Foto: Fabio Mota

VA’A – Na canoagem polinésia, além do show das categorias amadoras e veteranas que largaram de manhã, no início da tarde, a categorias individuais e duplas mostraram a força do va’a nacional.

Maxwell Coutinho Júnior foi o grande campeão da OC-1 geral masculino, com Antonio Gonzaga, Douglas Freitas, Guilherme Teixeira Garcia e Renato Inacio Santos completando o pódio da Geral chegando respectivamente em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar.

Na OC-1 Feminino, Sary yoko Ishii ficou com a primeira colocação e Mariana Azevedo com o vice-campeonato na classificação Geral.

Na V1, os primeiros colocados foram Reginaldo Birkbeck, o grande campeão, seguido por Igor Lourenço Oliveira, vice-campeão, com Kaique Passos Ramos, em terceiro, Fellipe Rodrigues Nascimento, em quarto e Hermes Matos Pacini, fechando o pódio geral da V1 Masculino em quinto lugar.

Lívia Abate e Márlia Diocacini da Trindade, foram, respectivamente, campeã e vice-campeã geral da V1 Feminino.

NA OC-2, a dupla Ana Paula Kirschner & Andrea Pozzi ficaram com a primeira colocação geral do feminino, Alef Alves & atleta não identificado venceram a geram masculina e Maria Pita & Marcelo Malzone foram os campeões gerais da categoria mista.

Copa Brasil de Canoagem Oceânica

Largada surfski. Prova foi válida pela Copa Brasil de Canoagem Oceânica. Foto: Fabio Mota

Assim como as disputas do stand up paddle da manhã, outra modalidade, também teve sua prova com status de competição oficial: o surfski.

A prova, que teve chancela da CBCa, foi válida pela Copa Brasil de Canoagem Oceânica e reuniu os melhores remadores de surfski do Brasil em uma competição de altíssimo nível técnico.

As condições do mar, por sua vez, estavam realmente desafiadoras, e a equipe da prova teve trabalho para garantir a segurança dos atletas.

Chuva e muito vento deixaram o mar extremamente picado e forçaram muitas desistências, além de obrigarem a organização do Aloha a adiar as demais provas programadas para a tarde por questões de segurança.

Mar grosso nas disputas de surfski. Foto: Fabio Mota

Porém, no caso do surfski, as disputas estavam na água e show tinha que continuar. Assim, Luíz Wagner Pecoraro, competindo em casa, fez jus ao favoritismo e foi o grande campeão da prova, para a alegria da torcida local.

Carlos Gabriel Ribeiro de Paula ficou com o vice-campeonato, com Washington Igor Santos Cruz, na terceira colocação.

E, fechando o pódio na classificação geral, pai e filho, Marcelo e Rudah Bosi, em quarto e quinto lugar, comemoraram um excelente resultado em família em uma prova casca grossa.

Mais um título para Angra: a legend Carmen Lucia prestes a cruzar a linha de chegada. Foto: Fabio Mota

No feminino, mais um pódio para Angra dos Reis, com uma vitória da ‘legend’ Carmem Lucia, mãe do campeão, Waguinho Pecoraro, com Gisele Volpi, outra super remadora da canoagem oceânica brasileira, com o vice-campeonato.

O Aloha Spirit Angra dos Reis se encerra neste domingo (18), novamente com diversas modalidades em disputa, com destaque especial para as provas de OC-6 Open e SUP Race Técnico, valendo título nacional e seletiva para Mundial. Ambas as provas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo pelo YouTube Aloha Spirit Mídia.

Veja a programação de domingo e horários das provas AQUI.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe