
Inscrições abertas para o Aloha Spirit Capibaribe
Estão abertas as inscrições para o Aloha Spirit Capibaribe, etapa especial válida pelo Brasileiro de SUP, ... leia mais
O CBSurf Navegantes Festival decidiu nesta quinta-feira (04) os primeiros títulos nacionais da Confederação Brasileira de Surf para o stand up paddle em Navegantes, Santa Catarina. Na modalidade Sprit Race, o baiano David Leão conquistou o pentacampeonato brasileiro e a paranaense Roseli Krepel Novloski festejou seu primeiro título na categoria Sprint. A competição rolou nos molhes do Rio Itajaí-Açu e as vitórias valeram vagas para o Mundial de Stand Up Paddle da International Surfing Association (ISA).
“É sempre bom estar se colocando em prova, puxando os limites”, disse o baiano de Itacaré, David Leão. “Apesar de ser o atual campeão mundial e brasileiro, é sempre um desafio pra gente estar tentando se superar. A atmosfera do lugar aqui, ajudou também a gente ficar ainda mais motivado. Eu adoro essas coisas dinâmicas, a emoção do Sprint, essa adrenalina, é muito bom. Me sinto muito confortável nesse ambiente e estou feliz por sair daqui vitorioso, sendo campeão brasileiro pelo quinto ano consecutivo como atleta profissional”.
Campeão mundial na Dinamarca no ano passado, David também falou sobre a escolha da comissão técnica do Stand Up Paddle na Confederação Brasileira de Surf, em mudar o local do Sprint do mar agitado da Praia Central, para o Rio Itajaí-Açu: “Foi muito bacana. Navegantes é um lugar que respira a cultura do mar, a gente vê muitas embarcações, tem a cultura da pesca e me identifico com essa atmosfera. É a minha primeira vez aqui e quero parabenizar o pessoal local, a organização do evento e foi muito gratificante estar aqui”, confessou.
A paranaense Roseli Krepel Novloski é outro grande nome do Stand Up Paddle brasileiro. A vitória no CBSurf Navegantes Festival foi o primeiro título brasileiro que a competidora da cidade de Guaratuba (PR) conquistou na categoria Sprint. Mas, Roseli já representou o país no Mundial da ISA em Porto Rico e na França. Só que em outras duas categorias, a de Longa Distância em 10 Km e a Tecnica, que ainda serão realizadas em Navegantes nos próximos dias.
“Foi uma prova bem gostosa. A gente estava na dúvida se seria no mar, aí apareceu essa oportunidade de ser aqui no rio e todo mundo conseguiu fazer uma boa prova”, disse Roseli Krepel. “Aqui é um lugar muito bom pro Sprint e estou feliz por garantir minha vaga no Mundial da ISA mais uma vez. Todas as meninas são muito boas e a final é sempre mais puxada. Mas foi uma honra participar dessa bateria com elas e estou muito feliz pela vitória”.
Na categoria feminina do Sprint, foram realizadas duas baterias nas semifinais e a grande final. A campeã Roseli Krepel Novloski foi a mais rápida nas duas vezes que competiu no Rio Itajaí-Açu. Na decisão do título do CBSurf Navegantes Festival, a paranaense ganhou a medalha de ouro e a vaga para o Mundial da ISA, derrotando a paulista campeã brasileira Jessika Moah, que ficou em segundo lugar, com a catarinense Rebeka Klotz em terceiro e a paulista Dani Paiva em quarto.
Na competição masculina, foram disputadas sete corridas no percurso de 200 metros, sendo 100 metros desde a largada até dar a volta na boia e mais 100 metros na reta final até a chegada. Foram quatro baterias nas quartas de final, depois duas nas semifinais e a grande final. O pentacampeonato brasileiro do David Leão, foi conquistado com grande vantagem sobre os três concorrentes.
O baiano foi o campeão do CBSurf Navegantes Festival, com o jovem Rudah Bosi (DF) ficando com a medalha de prata e Cirano Ribeiro (RJ) com a de bronze. O paulista Arthur Santacreu foi o quarto colocado na decisão do título, que fechou a categoria Sprint do Stand Up Paddle. Ainda restam ser definidos os títulos brasileiros do SUP Wave e do SUP Race Técnico e Longa Distância, além das seis categorias do Longboard nas ondas da Praia Central. A competição pode ser acompanhada ao vivo em CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
O CBSurf Navegantes Festival 2025 é uma realização da Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Federação Catarinense de Surf e Associação Navegantes Surf Clube.
Pentacampeão brasileiro: David Leão (BA)
Medalha de Prata: Rudah (RJ)
Medalha de Bronze: Cirano Ribeiro (RJ)
4.o lugar na final: Arthur Santacreu (SP)
SEMIFINAIS – 1.o e 2.o avançam / 3.o=5.o lugar e 4.o=7.o lugar:
1.a: 1-David Leão (BA), 2-Rudah (RJ), 3-Helbert Silva (SP), 4-Luiz Guida (SP)
2.a: 1-Cirano Ribeiro (RJ), 2-Arthur Santacreu (SP), 3-Cavaco (SP), 4-Giuseppe Nunes (BA)
PRIMEIRA FASE – 1.o e 2.o avançam / 3.o=9.o lugar e 4.o=13.o lugar:
1.a: 1-David Leão (BA), 2-Cavaco (SP), 3-João Neumann (SC)
2.a: 1-Arthur Santacreu (SP), 2-Helbert Silva (SP), 3-Luiz Martins (SP)
3.a: 1-Luiz Guida (SP), 2-Cirano Ribeiro (RJ), 3-Tiago Cordeiro (SP)
4.a: 1-Giuseppe Nunes (BA), 2-Rudah (RJ), 3-André Paiva (SP)
Campeã brasileira: Roseli Krepel (PR)
Medalha de Prata: Moah (SP)
Medalha de Bronze: Rebeka Brehmer (SC)
4.o lugar na final: Dani Paiva (SP)
SEMIFINAIS – 1.a e 2.a avançam / 3.a=5.o lugar e 4.a=7.o lugar:
1.a: 1-Moah (SP), 2-Dani Paiva (SP), 3-Ana Quezia (SC)
2.a: 1-Roseli Krepel (PR), 2-Rebeka Brehmer (SC), 3-Scarlet Miranda (RJ)