Remo Fest será válido como 1ª etapa do Nordestino de SUP Wave
Remo Fest, festival de SUP Wave e Longboard que acontecerá em janeiro, em Pernambuco, será válido como 1ª ... leia mais
O campeonato mundial de SUP 2024 da Federação Internacional de Canoagem (ICF) teve início na última quarta-feira, 20 de novembro, em Sarasota, Florida (EUA), com disputas na nova categoria Sprint 100 m. Mais de 500 atletas de 52 federações nacionais participam do evento.
O brasileiro David Leão, atual campeão mundial pela ISA, brilhou na primeira rodada ao vencer sua bateria com o tempo de 25.04 segundos. Na fase seguinte, outro destaque foi Arthur Santacreu, medalhista de bronze no Sprint 200 m no Mundial da ICF de 2019, que garantiu a liderança de sua bateria ao superar o forte espanhol Fernando Perez Serra, com o tempo de 25.32 segundos. Leão também manteve o ritmo forte, avançando para as quartas de final em primeiro lugar. Já Gustavo Geremello, Thiago Vieira e Matheus Vieira, que também disputavam a Open, encerraram suas participações na categoria Sprint ao serem eliminados na segunda fase.
Na categoria Master 40, Thiago Giacomelli garantiu sua vaga na próxima fase, enquanto Américo Pinheiro e Tiago Andrade avançaram na Master 50. Já na modalidade Sprint feminina, Rebeka Klotz ficou fora da semifinal no Júnior Feminino, mas Lena Ribeiro, Scarlett Miranda e Jessika Moah competirão na Open nesta sexta-feira, 22 de novembro.
Entre os destaques internacionais, a italiana Cecilia Pampinella brilhou no Júnior Feminino ao cravar 31.06 segundos e garantir a classificação para as semifinais. No Open Masculino, o espanhol Manuel Hoyuela, medalhista europeu de bronze, foi o mais rápido na fase preliminar. Grandes nomes como Noic Garioud, da França, e Christian Andersen, da Dinamarca, também avançaram, mas ficaram atrás de David Leão, que venceu a bateria contra Andersen com um tempo impressionante de 23.99 segundos.
Nas categorias Master, o japonês Ryohei Yoshida foi o mais rápido no Sprint Masculino 40+ com 27.46 segundos. No Feminino 40+, Edith Turcotte, do Canadá, liderou com 34.03 segundos. Na Master 50 Feminina, Penny Tsaoutou, da Grécia, dominou sua bateria com 35.37 segundos, enquanto, no Masculino, os americanos Packet Casey e Steve Miller se destacaram entre os mais velozes, com tempos de 28.34 e 29.94 segundos, respectivamente.
Nesta quinta-feira, 21 de novembro, será a vez das provas preliminares e classificatórias da categoria Técnica.
Prova de Longa Distância
Prova de Race Técnico
Prova de Sprint
TRANSMISSÃO AO VIVO – Para quem deseja acompanhar as disputas, a transmissão ao vivo será feita pelo canal Planet Canoe no YouTube, porém, disponível apenas para membros inscritos. O valor de assinatura é de €9,99 ao mês. Para mais informações, clique aqui.