Aloha Spirit Festival Ilhabela – Dia 02
O domingo (25) no Aloha Spirit Festival em Ilhabela foi novamente recheado de grandes disputas e muita ... leia mais
Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Canoagem, que visa promover esporte e sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva, desembarca em Pacajus, região metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará.
A iniciativa, com patrocínio da WestRock, empresa global fornecedora de soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado com unidade em Pacajus (CE), começou no dia 2 de julho com uma aula inaugural. O projeto terá duração de nove meses e reúne, em um primeiro momento, aproximadamente 240 alunos, com idade entre 10 e 18 anos, de três diferentes escolas do ensino público.
Dentre as inúmeras atividades, a principal é recolher materiais recicláveis, principalmente garrafas PETs, aplicando os conhecimentos adquiridos nas palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente para que, no final, os estudantes possam produzir materiais que serão utilizados nas aulas práticas de canoagem. Os alunos também receberão apostila, camiseta e boné.
O projeto será realizado entre julho de 2022 e abril de 2023, com um festival previsto para fevereiro de 2023. Todos os participantes receberão uma medalha com o tema de sustentabilidade. Cynthia Wolgien, Diretora de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da WestRock, reforça o compromisso da empresa em incentivar ações que promovam a diversidade e a inclusão.
“Iniciativas como essa contribuem para que tenhamos um futuro mais sustentável. O Desvendar Canoagem é um projeto que promove a inclusão por meio do esporte e oferece conhecimentos que contribuem para a proteção do meio ambiente”, conclui Cynthia.
O projeto adotará núcleos pela cidade. Os alunos devem fazer as inscrições por meio de um link disponibilizado pelo seu professor, em conjunto com um responsável. As aulas serão às quartas e sextas-feiras, sempre no contraturno escolar.
Caso um núcleo não atinja o número de participantes, as vagas serão abertas para as demais escolas previamente selecionadas em parceria com a Secretaria de Educação do munícipio. Durante o período pandêmico de Covid-19 serão mantidos todos os protocolos sanitários exigidos.
A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.
“A grande importância da educação ambiental, por meio do esporte, é contribuir para a formação consciente do seu papel na preservação do meio ambiente e nos tornarmos aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O esporte fortalece o corpo e a saúde. Praticar atividades e adquirir conhecimento ambiental fortalece o bem-estar mental, e esse contato do esporte com a natureza traz a paz como consequência”, afirma Hans Mallmann, presidente do Clube de Canoagem GAC e Gerente do Projeto Desvendar Canoagem Pacajus.
Para o desenvolvimento do programa em Pacajus foram contratados seis profissionais, sendo um gerente, um coordenador, dois professores e dois monitores. Todos já passaram por treinamento e estão aptos a iniciar as atividades.