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Plataforma do IPCa – Instituto Pan-americano de Canoagem já está disponível e oferece formações em cinco áreas fundamentais ao fomento da prática da canoagem: Treinadores; Arbitragem; Atletas, Gestores e Classificadores da Paracanoagem.
Todos os cursos são ofertados em formato de educação à distância e disponíveis em português, inglês e espanhol. Cada curso tem o valor de US$ 50,00 (cinquenta dólares) e está disponível no site: ipca.bigmidia.com/pt/courses/
O projeto foi criado pela Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) e busca fomentar a prática do esporte através do compartilhamento de informação técnica de qualidade.
É o que explica a coordenadora geral do IPCa, Fátima Fernandes: “Nossa metodologia de estudo foi elaborada para atender às necessidades de educação em diferentes níveis para os interessados em conhecer e/ou aprimorar os conhecimentos sobre o esporte que amamos: a Canoagem”.
O curso trata da classificação na Paracanoagem, fundamental para o objetivo da prática paralímpica: minimizar o impacto da deficiência de cada atleta no resultado esportivo, garantindo que a habilidade e tudo isto, guiado pelo Padrão Internacional para Avaliação do Atleta.
O curso aborda o treinamento nas modalidades Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem.
Para ambas as áreas há cursos únicos com módulos gerais e conteúdo técnico específico.
O acesso às disciplinas ocorre pela plataforma de ensino, compatível tanto no formato mobile como no desktop, exigindo somente conexão banda larga.
Caso surjam dúvidas sobre algum conteúdo ou atividade, o usuário poderá enviá-las para o coordenador do curso escolhido diretamente por e-mail: ipca@copaconline.com.
Todos os cursos propiciam certificação. Há modalidades exclusivamente online e outras que incluem também atividades presenciais.
Fátima explica que o primeiro passo do projeto do projeto foi examinar o esporte em todo a América. Contando com o auxílio das Federações, o IPCa tem promovido pesquisas onde analisa e reúne a produção científica em diferentes regiões do continente, bem como, o desenvolvimento da canoagem em seus diferentes níveis.
A ideia é analisar e reportar boas práticas, de forma técnica. Um projeto de base com crianças desenvolvido em Foz do Iguaçu pode servir de objeto de estudo para um manual à ser compartilhado, via internet, com um professor que pode executá-lo no Rio Cañete, no Peru.
O projeto é embrionário, mas tem pretensões à longo prazo. Na tentativa de fomento da produção científica, há diálogos de parceria com instituições de ensino superior para projetos de extensão, de pesquisa até programas de pós-graduação voltados à canoagem.
“Há um desafio imenso quando pretendemos que o instituto atue de forma integrada à todas as Américas. Esse é um embrião para fortalecermos a canoagem no continente. Isso vai permitir que nós possamos levar conhecimento às áreas que não tem tanto acesso. Temos muitas possibilidades aqui”, explica o coordenador das modalidades de Velocidade e Maratona do IPCa, Thiago Borges.
Além do conteúdo técnico em cada curso, há também módulos comuns à todos eles, como de bases do movimento humano e segurança na água, história da canoagem e paracanoagem nas Américas, bem como temas norteadores para tornar a prática mais segura: como o perigo do doping, responsabilidade e assédio no esporte.
“Isso é fundamental pela relevância dos temas e pela necessidade de continuarmos discutindo o antidoping e o assédio. É importante ressaltar que o tema da história do esporte, com ênfase nas Américas á alterado periodicamente para mantermos um material bem atualizado”, conclui Thiago.
Fonte: CBCa