Um novo ano, novas oportunidades na água!

Compartilhe
Oportunidades na água
O azul tridimensional que torna o mar um universo repleto de surpresas e possibilidades para aqueles que se dispuserem a explora-lo. ” Modelo e foto: Marcia Pinheiro – Angra dos Reis.

Olá apreciadores dos esportes aquáticos e afins. Sejam bem-vindos a 2022 que já começa cheio de novidades, com datas já definidas para as próximas etapas do nosso querido evento Aloha Spirit e claro, uma nova remessa de matérias fresquinhas no Aloha Spirit Mídia, trazendo tudo sobre aquilo que você mais curte, que no nosso caso, é ficar um tempinho sem respirar debaixo d’água.

E para este mês de janeiro, nós abrimos o novo ciclo com um conteúdo bem legal pra você que deseja entender um pouquinho mais sobre o que têm de tão especial nesse tal de Mergulho em Apneia.

O que é a apneia para nós, praticantes dessa atividade?

O mergulho livre, ou freediving na língua inglesa, é o mesmo que a conhecida apneia ou mergulho em apneia, nomenclaturas muito populares no meio competitivo devido ao contexto de desafio já subentendido na palavra em si.

É livre pois não há a obrigatoriedade de tantos equipamentos. É desfrutar do mergulho da forma mais simples e natural, assim como todos os demais seres marinhos. Se sentir comum debaixo d’água.

É um voo onde a gravidade não nos afeta mais como antes e o mundo ao nosso redor ganha mais dimensões em outras direções e sentidos.

É liberdade propriamente dita, materializada em forma de mergulho.

O movimento dançante da mergulhadora. Debaixo d’água somos ilimitados. Sara Calle – Angra dos Reis.

É autossuficiência, onde o seu fôlego é o seu limite e a consciência corporal é sua maior aliada. Na apneia uma inspiração é tudo ou nada e quanto mais tempo você se mantiver confortável na retenção com o ar em seus pulmões, mais segura e presente será a sua imersão.

É respirar fundo e ir mais profundo ainda, para dentro do mar ou de si mesmo. É silêncio.

Alheio a agitação do mundo acima da superfície, o mergulhador brinca com seus anéis de ar, apenas vivendo o momento presente. Warley Souza @warley_freediving, organizador da prova de apneia no Aloha Spirit.

Mas se acredita que essa atividade não é pra você, eu lhe faço apenas uma pergunta – Neste exato momento, você está respirando? – Caso não, realmente esse desafio não é seu, mas se você respondeu que sim, então relaxe, pois você já tem a principal fermenta para começarmos.

E você sabe o motivo?

É porque existem técnicas respiratórias que você pode aprender, treinar, desenvolver e dominar para lhe transformar em um verdadeiro apneista. Sua performance pode melhorar de maneira inimaginável e sem nenhum truque, apenas com metodologia e dedicação.

O desejo pela respiração já nos pertence desde sempre, é nosso patrimônio natural, basta redescobri-lo dentro de nós mesmos e transforma-lo em uma verdadeira habilidade a ser utilizada em nosso favor.

Sem dificuldades a criança mergulha como que em um retorno ao seu meio natural, onde certamente viveu seus primeiros meses de vida, a água ativa suas memórias de paz e proteção. Gabriel Mafra por Peterson Mattielo.

Há alguns anos a prática do mergulho livre era diretamente relacionada a algo extremamente difícil, praticado apenas por atletas ou aqueles que se dedicavam a pesca-sub, além de ser desempenhada majoritariamente pelo público masculino. Porém todas essas associações vêm sendo modificadas num ciclo virtuoso de democratização da nossa atividade.

O crescente interesse por parte das marcas de equipamentos, certificadoras de mergulho, setor turístico e outras organizações, que têm investindo pesado na promoção do freediving, vêm gerando um sólido crescimento da apneia no Brasil e no Mundo, permitindo assim a chegada de novos entusiastas de todas as classes, culturas, idades e gêneros.

Diferentes perfis, propósitos e histórias, mas uma paixão em comum reúne cardumes ecléticos como esse todos os dias. Da esquerda para a direita: Daniel Mafra, Tânia Martins, William Bueno, Marcelo Giannini, Patrícia Furtado, Marcia Pinheiro e o super atleta e recordista Ricardo Bahia @ricardobahiaapneia. Amigos queridos que o mergulho me presenteou.

É o freediving for fun, a atividade sendo apresentada de forma mais divertida e contemplativa, sendo caminho para promover lazer, autoconhecimento, respeito ao meio ambiente e descobrir novos talentos da apneia escondidos no meio da multidão.

As possibilidades são inúmeras! Através do mergulho livre você pode:

  • desfrutar de algo puramente recreativo ou mesmo desafiar os seus limites;
  • descobrir e preservar a vida e o ambiente marinhos; explorar naufrágios e formações naturais subaquáticas;
  • aprender e também pode ensinar; pode incrementar outras atividades como o surf, a pesca, a natação e outras tantas dentro e fora d’água;
  • viajar e conhecer lugares exuberantes como Abrolhos, Caribe, Mediterrâneo, Egito ou, simplesmente, desvendar as belezas que se escondem sob as águas pertinho da sua casa;
  • e pode ainda se dedicar a registrar em imagens tudo aquilo que suas lentes e flashes puderem alcançar.

É fazer novas amizades e conhecer pessoas que estão mesma sintonia que você, e mais que tudo isso, é poder redescobrir-se, através da sua respiração, do seu corpo, das suas emoções e pensamentos, tudo junto, vivenciando a apneia como uma gostosa filosofia de vida, um meio para desenvolver autoconsciência e ir mais profundo do que muitos atletas de ponta jamais foram.

Sob o olhar seguro do seu dupla, a mergulhadora a respiração sessada, reflexos ancestrais ativados, tem o corpo imóvel porém a mente em um profundo mergulho para dentro de si mesma. Prova de apneia estática da atleta @acqua_mater durante torneio promovido pela escola @coraldefogo no Rio de Janeiro – Foto @lulaschzink

Que oportunidade ímpar… de reconectar-se com água… de desapegar-se de tudo… e enfim não se preocupar com mais nada.

E aí… vamos juntos nessa aventura?!

Mergulhinho no meu quintal, Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro. “ Foto Victor Bezerra @h2oaventuras

Ao longo das próximas matérias, mês a mês iremos trazer um novo relato sobre o que tem de especial no mergulho livre nas palavras de outros atletas e praticantes, amante da nossa atividade assim como eu e, quem sabe, você também.

Para finalizar, deixo aqui o link de um vídeo que certamente será inspirador, seja você mergulhador ou ainda não. One Breathe Around The Word, com Guillaume Néry @guillaumenery, por Julie Gautier @juliegautier.nery:

Até breve e Aloha!

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe