Catalina Classic 2023: 46ª edição do evento mobiliza a nata do paddleboard dos EUA
Em sua 46ª edição, Catalina Classic 2023 mobilizou a nata do paddleboard dos EUA para as disputas da ... leia mais
O havaiano Zane Schweitzer conquistou no último final de semana o título da M2M Crossing, uma prova de travessia de 26 milhas (42 km) pelo canal de “Pailolo” que separa as ilhas havaianas de Maui para Moloka’i.
A competição é realizada em diferentes modalidades de remada, entre elas, o va’a, SUP race, surfski e, mais recentemente, o SUP Foil, vencida por Schweitzer.
Mas a vitória do havaiano, no entanto, não foi somente no SUP Foil. Zane foi o primeiro entre todas as categorias, estabelecendo um novo recorde da M2M. Para conquistar a primeira colocação geral, o atleta se valeu das condições de ventos e ondulações favoráveis e também de conhecimento local.
Zane correu com um SUP 6’9” x 23” equipada com uma quilha GoFoil Iwa. A vitória do waterman que é local da ilha de Maui mostra mais uma faceta do potencial que equipamentos Foil tem a oferecer como conta o campeão:
“Eu estou muito feliz por quebrar o novo recorde do canal e vencer “overall” entre todos os trabalhos! Meu tempo foi de 2h24 com a ajuda dos ventos de 25 nós e grandes ondulações, embora as últimas duas ou três milhas o vento perdeu muita força. Acredito que se ele mantivesse a mesma intensidade, eu poderia ter cruzado a linha de chegada perto da marca de 2 horas!”, revelou.