VIBE 2024: Recordes, desafios e o espetáculo da Va’a em Ilhabela

Compartilhe
VIBE 2024
Canoas alinhadas para a largada da 8ª edição da VIBE. Competição registrou recorde de competidores e presença de grandes nomes da va’a mundial. Foto: Alexandre koda/ Koda Comunicação

No último sábado (30/11), a edição 2024 da Vibe – Volta de Ilhabela de canoa havaiana – terminou com vitória da equipe favorita, a Team Mirage, que não deu chances para os adversários e finalizou os 90 km com o tempo de 6h39min32. A segunda colocação ficou com a equipe Alma Azul, formada por atletas brasileiros, um taitiano, um neozelandês, chilenos e um representante de Hapanui (Ilha de Páscoa), com o tempo de 6h46min10.

A largada da prova aconteceu às 6h em frente à Marina Porto Ilhabela, na praia de Itaquanduba, com 50 equipes divididas nas modalidades OC6 e V6 (equipes de 12 atletas), V3 (seis atletas), V1 e OC1 (equipes de três atletas). Ao longo do percurso de 90 km em torno da ilha no sentido anti-horário, os competidores se revezavam na canoa.

A edição deste ano contou com recorde de participantes (530) e começa a figurar no cenário do va’a como uma prova internacional, já que os estrangeiros presentes aprovaram o evento e prometem voltar com equipes completas. “Gostei muito de remar na Vibe, inicialmente eu viria apenas para ministrar uma clínica sobre técnicas de canoagem, mas quando veio o convite para remar, aceitei na hora”, conta o taitiano Kevin Ceran Jerusalemy, um dos maiores nomes da canoagem mundial. “As paisagens aqui são bem bonitas, principalmente na parte de trás da Ilha, só achei a água muito gelada”, completa o atleta que tem no currículo oito títulos da Te Aito, maior competição de V1 do mundo e que acontece anualmente no Taiti.

Ele competiu ao lado de outro estrangeiro, Manutea Milon, da Nova Zelândia, outra figura ilustre da va’a mundial, representando a equipe brasileira Alma Azul, que ficou com o vice-campeonato da OC-6 Open.

VIBE 2024
Coroas Mista, Masculina e Feminina. Foto: Alexandre koda/ Koda Comunicação

Quem não se importou com a água gelada foi o capitão da Team Mirage, campeã da VIBE 2024, Henrique Vogel, feliz com o terceiro título de sua equipe na prova. “Viemos para tentar bater o recorde, mas nosso maior adversário foi a Mãe Natureza, pois encontramos muita variação de maré e um vento contra na parte final da prova”, relata o atleta de Cabo Frio (RJ). “Para mim a Vibe é a melhor prova do Brasil disparada, porque envolve muita estratégia, preparação e logística. É o tipo de evento que une mais o time”, completa.

Entre as mulheres, a vitória na categoria geral foi da OC6 Dos Reis va’a, equipe de Ilhabela, com o tempo de 8h48min21. “Estou muito feliz com o resultado conquistado, as condições estavam melhores do que o esperado, com céu nublado e até a Ponta do Boi, que às vezes é bem sinistra, hoje estava tranquila”, conta Luana Vittorazzo. “Foi uma prova com muita harmonia entre todas as meninas. São dez de Ilhabela e duas de Cabo Frio”, completa.

VIBE 2024
Dos Reis, campeã feminina. Foto: Alexandre koda/ Koda Comunicação

Já na categoria geral mista, a equipe da casa, a Paddle Club Ilhabela, se tornou a grande campeã da edição 2024 com o tempo de 7h34min24. “Nossa canoa é uma OC6 e travamos uma disputa o tempo todo com uma V6, que é uma embarcação que tem vantagem em relação à velocidade. Então remamos sempre olhando para trás para saber se eles estavam perto”, comenta Patricia Linger. “Só tivemos a certeza da vitória na linha de chegada, pois até o último quilômetro ficamos com receio de sermos alcançados”, completa.

VIBE 2024 reúne atletas de todo Brasil e destaques internacionais da canoagem polinésia para o tradicional desafio de 90km em Ilhabela
Paddle Club Ilhabela, campeã mista. Foto: Alexandre koda/ Koda Comunicação

Nas categorias geral masculina, feminina e mista, as equipes são premiadas com uma coroa, um troféu transitório que tem sede permanente na Marina Porto Ilhabela, base da competição, e esse ano pela primeira vez houve premiação para o melhor time misto. A cada ano são adicionadas plaquinhas na base da coroa com os nomes e tempos das vencedoras.

Para Marcos Moller, diretor geral da Marina Porto Ilhabela e integrante da equipe master da Paddle Club Ilhabela, é recompensador ver a Vibe ganhado força a cada ano. “Começamos de forma tímida, há quase dez anos, dando uma volta em formato de teste, e não imaginávamos que o evento tomaria essa proporção”, afirma o dirigente. “É sempre um prazer receber os remadores de todo o Brasil e do mundo em nossa casa”, completa.

Além da parte de competição, a Vibe contou com palestras, autógrafos de livros, clínicas com os atletas estrangeiros e uma expo com ativação de várias marcas.

Os resultados completos estão divulgados no Instagram do evento, o @vibeilhabela.

A Vibe é uma organização da Índice Sports Marketing, com patrocínio da Marina Porto Ilhabela, apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria de Esportes e Lazer, Amazoo Açaí, Flying Horse, Mombora, Go North, Sunset, Neutrogena, Ilhabela Republic, Pousada Maria Felipa, Agência da Sereia, Pousada Mais Bella, Associação dos Esportes Radicais – AESRAD, Flutuo, Cactus Ocean, Mar de Igualdade, Blue Charter Brasil, Bnboats e Paddle Club Ilhabela.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe