
Santos abre a primeira Escola Pública de Surfe Adaptado do Brasil
Aulas de surfe adaptado serão direcionadas para PcD ou pessoas com mobilidade reduzida com coordenação do ... leia mais

Aloha, Ohana! Quem concorda que a pessoa que controla seu fluxo de respiração e energia tem mais potência? Já percebeu o ritmo da sua energia enquanto rema? E, quando está exausto ou quando está ansioso? Será que podemos treinar até ter autonomia para transformar nossa própria energia e com isso modular toda a eficiência da canoa, por exemplo?
Só o fato de perceber a alteração de energia como a falta da potência, calor e impulso já é um grande passo. Agora imagine ter o poder de transformar essa energia de forma livre e gerar calor espontâneo ou diminuir a ansiedade de uma competição. Esse é o ideal de um(a) atleta inabalável, que não se distrai com qualquer aparência ou emoção, impulsiona com presença estável os movimentos necessários no esporte, refletindo esse domínio nas relações e atividades do dia a dia.
O treinamento de controle da respiração está diretamente ligado à capacidade de manter a calma sob pressão, o que podemos chamar de Resiliência Mental. Não quer dizer que não irá sentir o friozinho na barriga ou a adrenalina da competição, apenas não perderá o fluxo de energia presente e constante.Então vamos ao treino de uma das técnicas do Pranayama de “Narinas Alternadas” ou Nadi Shodhana, nadi é uma palavra sânscrita que significa “canal” ou “fluxo” e shodhana significa “purificação” — ou seja, essa técnica é realizada como um modo de limpar e purificar os canais de energia do organismo. Vídeo da prática aqui:
PROPÓSITO: Harmonizar os polos de energia yin e yang, masculino e feminino, sol e lua. Pode ser usado no pré-treino e para regular emoções em pré-competição.
COMO:
● Sente-se confortavelmente com sua coluna ereta e os ombros relaxados. Mantenha um sorriso gentil no seu rosto;
● Repouse sua mão esquerda no seu joelho esquerdo, palma aberta voltada para cima ou em Chin Mudra (polegar e dedo indicador com as pontas se tocando suavemente);




Você agora completou um ciclo do Nadi Shodhana Pranayama. Continue inalando e exalando com as narinas alternadas.
Complete 9 ciclos alternando as respirações em ambas as narinas. Após cada expiração, lembre-se de inspirar pela mesma narina que expirou e de soltar pela outra.
Mantenha seus olhos atentos a 45 graus em direção ao chão por toda a prática e continue realizando longas, profundas e suaves respirações sem esforço ou impulso.