Canoa Raiz e o Va’a em Aracaju
Igor Cruz, um dos fundadores da base Canoa Raiz de Aracaju (SE) troca uma ideia com nosso editor sobre a ... leia mais
A quinta-feira (30) marcou o início das disputas de SUP Wave no BC Surf Festival. O evento, que acontece em Balneário Camboriú (SC), dentro de uma super estrutura com diversas atrações abertas ao público e atletas, vai até o próximo sábado (2/12) e coroará os campeões brasileiros da modalidade, nesta temporada, pela CBSurf (Confederação Brasileira de Surf).
Em meio a boas ondas na praia central de BC, com cerca de um metro na série, O SUP Wave fez sua estreia com duas baterias semifinais da categoria Feminino na água.
A paulista Aline Adisaka superou as difíceis condições do mar no início da tarde e venceu a primeira disputa com duas ondas fortes (6.17 e 5.0 pontos) em seu somatório. A paulista Gabi Sztamfater ficou com a segunda colocação.
“Já surfei algumas vezes aqui em Balneário Camboriú, um lugar que gosto bastante. As condições estavam bem difíceis, com o mar ficando mexido e diminuído no decorrer do dia, mas mesmo assim consegui me encaixar e achar duas ondinhas que me garantiram na semifinal” disse Adsaka.
No confronto seguinte a cearense Kilvia Cardoso surfou muito bem e parecia se sentir em casa com o vento que soprava forte na hora de seu confronto, lembrado a “terra dos ventos”, Ceará, e avançou na primeira colocação. A paulista Kaylane Souza se classificou em segundo na bateria.
As semifinais femininas do SUP Wave já estão definidas e serão no formato Mulher x Mulher (baterias com apenas duas atletas): no primeiro confronto, duelo de paulistas entre Aline Adisaka contra Kaylane Souza. Na segunda semifinal Kilvia Cardoso tem pela frente a paulista Gabi Sztamfater.
A bateria de abertura da categoria masculina foi um show à parte na competição, com os dois classificados para o segundo round ditando um ritmo forte em suas estreias. O paulista Luiz Diniz venceu a disputa com notas altas em suas performances (7.67 e 7.33), somando 15.40 pontos.
Ele foi seguido de perto pelo santista Leco Salazar, que fez a maior nota da categoria no dia de hoje, 8.07 pts, que somado com 6.67 em sua segunda nota, somou 14.74 pontos.
O atleta local Adriano Trinca Ferro (SC) também fez bonito diante de sua torcida, e avançou em primeiro na bateria seguinte, com Wellington Reis (SP) em segundo.
O terceiro confronto teve a bela vitória de Leonardo Gimenes (SP) com direito a nota 7.0 em sua melhor performance, trazendo na segunda colocação Carlos Bahia (SP), um dos grandes nomes do Longboard nacional, que está de volta às competições de SUP, modalidade na qual é um dos pioneiros no Brasil.
Fechando esse round, o capixaba Bruno Medeiros foi melhor em uma bateria bastante disputada e venceu o confronto, com jovem talento da Bahia, Pedro Veiga, em segundo. Pior para o catarinense Marco Kertichka, que cometeu uma interferência em Pedro Veiga e perdeu sua melhor onda e o paulista Luciano Alemão que surfou bem, mas não conseguiu a classificação para a próxima fase.
O dia teve seu encerramento com música ao vivo com o palco montado dentro da arena do BC Surf Festival 2023.
A competição volta nesta sexta-feira (1/12), a partir das 7h00 horas da manhã com as baterias de SUP Wave previstas para iniciar às 8h20 com a Surf Master +50 (pranchinha). Para essa sexta também estão previstas as disputas de SUP Race Técnico com largada às 14h30.
O BC Surf Festival tem transmissão ao vivo pelo canal CBSurfPlay no YouTube e no site www.cbsurf.org.br.