Fortalecimento dos Joelhos: Exercícios funcionais para melhorar sua mobilidade
Carol Morelli fala sobre a importância do fortalecimento dos joelhos, um dos responsáveis por garantir o ... leia mais
Fala, galera, vamos tratar de um assunto polêmico para remadores, atletas e competidores que se dedicam aos treinos para evoluírem e conseguirem resultados significativos.
Você acha que ter um treino individualizado significa fazer diferente dos indivíduos que praticam a mesma modalidade que você? Pois saiba que o treinamento individualizado não precisa ser enfeitado, desenhado e nem maior ou menor para ser personalizado.
Não se trata de desenhar uma planilha diferente dos demais para que o praticante possa “chamar de minha planilha”, o treinamento individualizado é fazer com que o praticante ou atleta alcance adaptações orgânicas melhores e ganhe performance na sua modalidade.
O treinador personaliza o treino quando ele recebe o feedback do atleta ou praticante e o resultado de variáveis como frequência cardíaca, pace, potência, percepção de esforço, distância e tempo, lembrando que as condições de vento e mar são levadas também em consideração. Assim o treinador poderá administrar e assessorar perfis individualizados de intensidade, volume, descanso e rotina de treinamento, caracterizando um treinamento personalizado seguro e verdadeiro.
O treinamento bem-sucedido é totalmente diferente de sair remando de forma aleatória 2 a 3 vezes semanais e nos fins de semana remar o dobro da distância da prova almejada. Treinamento físico é uma ciência interdisciplinar que envolve aspectos nutricionais, psicológicos, sociais, análises biomecânicas, cinesiológicos, morfofisiológicos e metabólicos dos praticantes, fora questões relacionadas aos equipamentos que podem contribuir com até 10% da sua performance.
Vou citar um exemplo de um treino (Ex. 10 tiros de 200m com 2min de intervalo passivo) que pode ser aplicado para duas ou mais pessoas e os resultados serão totalmente distintos para todas elas, mesmo sendo a mesma modalidade, mesma faixa etária e com mesmo nível técnico de treino. Isso acontece devido aos hábitos pessoais, nutricionais e as respostas orgânicas aos estímulos impostos para cada indivíduo.
Treinamento individualizado é a aplicação no período certo onde as sessões precisam ser realizadas. Treinos básicos, simples e com o objetivo de adaptar e preparar o organismo as demandas metabólicas da prova ou do objetivo da remada.
Assim justifica a frase “a internet tem TODOS os treinos MENOS o seu”. Como o treinamento não é uma receita de bolo, as variáveis e os perfis relatados e os resultados dos treinos precisam ser analisados por um profissional para diagnosticar se essas variáveis (mesmo de um treino copiado da internet do blogueiro famoso) estão sendo eficazes para o seu rendimento.
Lembre-se: a repetição, o esforço exigido e o ajuste técnico levam ao resultado esperado.
Até a próxima, galera!