Green Islands abre inscrições para edição de 2020
Válida como 2ª etapa do Paulista de SUP, Green Islands contará com disputas nas categorias Race, ... leia mais
Olá, pessoal! Entre as principais dúvidas dos atletas que realizam provas de maratona aquática está a hidratação. Vamos então tratar aqui algumas considerações gerais e dicas que tenho com base na minha vivência, mas, aproveito aqui para deixar a minha recomendação número um: procure um nutricionista! Esse profissional é fundamental pois cada pessoa tem suas necessidades fisiológicas, bem como seu hábito alimentar, restrições e preferências. Então é preciso auxílio de um especialista para que a hidratação seja mais eficiente para o seu objetivo.
De forma geral, recomendamos que atletas que pratiquem atividade física por mais de uma hora realizem hidratação, especialmente em desafios de longa duração e intensidade. Portanto, provavelmente quem faz provas mais curtas, de 500m a 2k, não precisa se preocupar em contar com algum tipo de suplemento enquanto está na água performando. Nos dias de competição, basta um bom café da manhã, com alimentos mais leves como frutas, cereais e laticínios (de preferência com baixo teor de gordura, como leite desnatado, iogurte natural e queijo magro), pois são alimentos que dão energia e não pesam no estômago.
Aqueles que realizam provas de 3k já começam a inserir a hidratação durante a prática. Vale lembrar o atleta de consultar com a organização do evento se haverá hidratação e quais serão os alimentos disponíveis. Nem todas as provas de 3k, 5k tem hidratação dentro do percurso, logo, o atleta precisa se planejar e, se for o caso, tentar levar algo consigo para não desidratar, comprometendo sua performance. Caso não saiba os produtos que serão ofertados, leve sempre consigo os seus alimentos rotineiros e nunca, NUNCA teste nada novo durante a prova ou no pré-prova. O risco de qualquer desconforto gástrico comendo algo que não se está habituado é real!
O ideal é que o nadador trabalhe com 3 pilares na sua hidratação: uma fonte de carboidrato, como banana, géis de rápida absorção, bisnaguinha ou goiabinha, itens mastigáveis e fácil de carregar; um eletrólito, por exemplo isotônicos, amêndoas, castanhas, que ajudam na limpeza das células e também contribuem para o bom funcionamento dos órgãos; e principalmente ÁGUA MINERAL! Ingerir antes, durante e principalmente depois da prova. Mesmo não percebendo o suor na natação, é preciso repor os líquidos que o corpo elimina no decorrer da atividade física, especialmente as de longa duração.
A hidratação geralmente é feita a cada meia hora. Alguns me questionam: melhor ingerir alimentos sólidos ou líquidos? Depende. Eu particularmente não me dou muito bem com os famosos géis, prefiro de algo para mastigar, mas têm pessoas que respondem bem, preferem por ser mais fácil de carregar. Além disso, o que funciona para mim pode não ser bom para você. Tem pessoas com os mais diversos tipos de restrição alimentar, portanto, é essencial novamente a figura de um profissional especialista em nutrição ajudando a montar sua dieta e hidratação durante a prova.
Uma dica é que a hidratação não se resume ao dia da prova em si. Quem gosta de competir e/ou almeja performance, deve ter uma alimentação bem nutritiva até 3 dias antes do evento. Isso porque é preciso preparar o corpo para o desgaste físico que terá pela frente. Evitar ao máximo possível alimentos gordurosos ou condimentados, minimizando o risco de se ter algum mal-estar estomacal ou mesmo intoxicação alimentar.
Espero mais uma vez ter ajudado vocês. Bons treinos e até breve!