Treinando na areia: uma boa oportunidade para manter a forma no verão
Verão é uma época ideal para manter a forma treinando na areia da praia. Nesse artigo, nossa colunista, ... leia mais
Olá pessoal! Hoje vou dar uma dica importante para ajudar no aperfeiçoamento das suas valências físicas: insira os exercícios pliométricos em algum momento do seu treino. A pliometria são movimentos de explosão e bem rápidos. Fisiologicamente falando, representam uma ação rápida de contração e alongamento muscular, seguida de uma reação imediata de encurtamento do músculo.
Os mais comuns, vistos nas academias e treinamentos, são salto na caixa, agachamento com salto, burpee, flexão de braços batendo palmas ou com salto, e arremessos com medicine ball. Muitos não sabem, mas pular corda também pode ser considerado um exercício pliométrico.
Esse tipo de exercício contribui diretamente para o ganho de força, tornando os atletas mais velozes e eficientes. Para se ter uma ideia, um estudo recente realizado com jogadoras de handebol e publicado na revista Frontiers in Physiology apontou que, após 10 semanas de treinamento de pliometria, as atletas melhoraram o salto vertical em 21,1% e ainda evoluíram em 10% no tempo nos sprints de 5 metros.
A longo prazo, eles ajudam também a diminuir o desgaste físico durante a prática esportiva. Além disso, esses movimentos de explosão costumam elevar a frequência cardíaca, o que gera um aumento no gasto calórico durante o treino.
Outra vantagem é que se tratam de exercícios de baixa complexidade, que não exigem materiais de alto custo, desta forma, podem ser realizados em qualquer lugar. Algumas dicas importantes durante a execução desse tipo de exercício são: primeiro, faça esses exercícios com agilidade e intensidade. Segundo, cuidado com a postura para não sobrecarregar as costas e provocar lesões.
Lembrando ainda que o treino pliométrico não ajuda a aumentar a resistência, logo, os circuitos devem ser curtos e rápidos, ou seja, mais séries com menos repetições, para atingir o objetivo principal, que é . Esse tipo de exercício é ideal para quem tem metas específicas, por exemplo saltar mais alto no caso de um jogador de basquete. Com menos repetições, é possível gerar um efeito mais visível e rápido, ao contrário de treinar com mais.
Por fim, esses exercícios são uma boa alternativa para aquecimento antes do treino ou relaxamento depois da prática esportiva. Essa variação de formas pode ser estimulante para o atleta. Portanto, agregar esse tipo de exercício aos treinos pode melhorar a performance em diversas modalidades esportivas.