Shell Va’a vence a 12ª edição do Tahiti Nui Va’a
Shell Va’a vence a última etapa e conquista de forma invicta o título da Tahiti Nui Va’a 2019 ... leia mais
Aline Adisaka garantiu a medalha de bronze do SUP Wave Feminino em uma final intensa disputada na tarde desta sexta-feira (25), nas ondas de Santa Catalina, Panamá, palco do PASA Games 2023.
A final começou bem movimentada. Em mesmo de três minutos de disputa, todas as competidoras já tinham surfado pelo menos uma onda. Lucia Cosoleto (ARG) abriu a bateria com uma boa onda, fazendo 4 pontos.
Aline veio logo na sequência, respondendo a altura, surfando um boa direita que lhe rendeu a nota 4,5 e, de quebra, assumindo a liderança da disputa.
Bastante atenta à disputa, Lucia não perdeu tempo e fez uma onda, que mesmo sem muito potencial, lhe rendeu 0.83 ponto, o suficiente para assumir a colocar de novo na liderança.
Ao mesmo tempo, as peruanas Vania Torres e Brisa Malaga surfaram suas primeiras ondas, mas sem expressão. Contudo, em seguida, Torres surfou outra onda intermediária, mas com mais potencial que lhe rendeu uma nota 3, fazendo com que ficasse bem próxima de Aline na pontuação geral.
Lucia Cosoleto seguia surfando ondas e melhorando gradualmente sua nota mais fraca, abrindo assim, cada vez mais sua vantagem na liderança.
O tempo foi passando e Aline tentou entrar em uma onda de série com muito potencial, mas não conseguiu entrar. Oportunidade semelhante teve Vania Torres, que surfou outra boa onda da mesma série. A Peruana caiu na terceira manobra e assim, apesar da boa onda, não conseguiu uma nota muito alta, mas boa o suficiente para colocá-la na segunda colocação.
Vania Torres, agora em segundo lugar somava 7,50 pontos e Aline, em terceiro, somando 4,50 com uma única onda.
Na metade da bateria, Aline finalmente conseguiu surfar sua segunda onda. Uma boa direita que lhe proporcionou uma boa pista para a brasileira desferir duas rasgadas, fazendo 3,77 pontos e voltado para a vice-liderança.
Aos cinco minutos para o término, Lucia Cosoleto seguia surfando com muita atitude arriscando manobras no crítico das ondas da série, enquanto Vania Torres fez valer sua prioridade atrapalhando uma onda de sua compatriota, Brisa Malaga, atitude que mesmo não muito bonita, lhe valeu um bilhete de volta à vice-liderança da bateria.
A situação foi ficando dramática para a brasileira que surfou mais duas ondas, porém, ao cair da prancha na última tentativa, não conseguiu uma pontuação boa o suficiente para mudar o resultado do placar.
Ao final, mais um ouro para Argentina com Lucia Cosoleto. Vania Torres ficou com a prata e Aline Adisaka com o Bronze.
Mais cedo Luiz Diniz e Wellington Reis venceram suas respectivas baterias das quartas de final do SUP Wave Masculino e avançaram para a semifinal da categoria, programada para o sábado.
Ao final do dia, Chloé Calmon garantiu mais uma medalha de ouro para o Brasil no Longboard Feminino.
A competição recomeça neste sábado (29), às 7h no Panamá (9h no horário de Brasília). Acompanhe a transmissão ao vivo AQUI.