Natação nas férias: aproveite os educativos

Compartilhe
exercícios natação educativos
O período de férias é ideal para investir em exercícios educativos. Foto: Arquivo pessoal

Olá Amigos! Espero que estejam bem. Desejo a todos uma grande temporada, que todas as suas metas sejam atingidas e vocês possam aproveitar cada dia mais os benefícios da maratona aquática.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre os exercícios educativos. Como nesse período de férias é comum que a frequência dos alunos seja menor nos treinos, acredito que seja a oportunidade perfeita para realizar um trabalho menos intenso e, por que não, corrigir ou aperfeiçoar os movimentos?

Veja também > Motivação para além da competição

Muitos atletas não gostam dos educativos, mas é uma parte fundamental para o desenvolvimento dentro da modalidade. Quanto melhor for a sua técnica, menos energia você gasta, poupando o corpo na hora do nado. 

Existem vários tipos de educativos. Para quem pratica especificamente maratona aquática recomendo trabalhar 3 pilares na montagem da série de exercícios:

  • Primeiro, educativos para ajustar o movimento de respiração durante um nado – a navegação ou respiração frontal é essencial para o direcionamento do atleta durante todo o percurso, além de saber respirar dos dois lados, evitando sobrecarga em um dos lados;
  • Segundo, exercícios de coordenação, para sincronizar o batimento da pernada com a braçada – isso traz mais eficiência técnica, fazendo com que o nadador tenha mais controle do seu nado;
  • Terceiro, exercícios de propriocepção, para melhorar a flutuabilidade, não deixar o quadril afundar – quanto mais alinhado o corpo estiver, mais fácil e rápido ele desliza sobre a água.

Outro educativo que costumo utilizar bastante é o de braçada alta. Além de aumentar a amplitude de movimento dos braços, é uma técnica muito utilizada nos dias em que o mar está muito mexido, para não bater nas marolas. A braçada dupla, quando o atleta executa duas braçadas seguidas com o mesmo braço, alternadamente, também é útil para prática do contorno das bóias.

Outra dica importante é, você não precisa fazer só exercícios educativos em uma sessão de treinos. Como treinador, geralmente monto as séries com os educativos logo após o aquecimento, pois é o momento em que o atleta está mais focado e em estado de alerta. Depois deles você pode trabalhar um ou outro exercício de força, para manter o condicionamento, mas como disse antes, nada muito intenso já que nesse período de retomada pós-festas, o corpo está voltando a se acostumar com os estímulos das aulas.

É isso. Espero mais uma vez ter ajudado vocês a melhorarem a sua performance. Um grande abraço. 

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe