Primeiros habitantes das Américas chegaram remando pelo Pacífico, aponta estudo
Nova descoberta arqueológica traz evidências de que os primeiros habitantes das Américas chegaram ao ... leia mais
Grandes nomes da canoagem polinésia e surfski nacional marcaram presença na segunda edição do Desafio Yacht Club Bahia, prova de travessia a remo entre a capital baiana Salvador e a praia de Morro de São Paulo em um percurso de 60 quilômetros sem revezamento.
O evento ocorreu no dia 03 de fevereiro e contou com mais de 60 embarcações e 150 participantes, o que reflete o impressionante crescimento do va’a e surfski na Bahia – tanto em número de adeptos, quanto na profissionalização do esporte.
A prova exigiu muito preparo, tanto físico, quanto mental, dos competidores, principalmente por causa do forte calor, correntezas e ondulações características dessa região. O “sacrifício”, no entanto, era compensado na hora da chegada em meio à excelente recepção preparada pelos organizadores da prova.
O grande destaque desta edição foi a disputa pela primeira colocação na OC-6 entre a tradicional equipe Samu, de São Paulo (SP) e a Base Alpha, de Ilhabela (SP). Ao final, vitória da Samu, bicampeã do desafio, por uma diferença de apenas dois minutos sobre a Base Alpha.
Vale destacar também a participação “extra-oficial” de Sinara Pazos Britto, única mulher a participar da travessia remando de paddleboard. A modalidade não fazia parte da disputa, mas um grupo de remadores de paddleboard participou do desafio destacando o caráter de integração desse evento.
Para a organizadora, Nicole Saback, foi uma prova ótima e com participantes muito engajados prontos para se superarem. “Tivemos participantes de 22 cidades brasileiras que se prepararam e superaram os limites do corpo e da mente. Foi emocionante acompanhar cada uma das 69 embarcações cruzando a linha de chegada!”, disse.
Vídeo oficial:
Confira os resultados completos (clique na categoria):
Aloha Spirit Club é a mais nova plataforma de water sports criada em parceria por João Castro (CEO da Ecooutdoor Sports Business) e Luciano Meneghello (fundador da revista Fluir Stand Up e site SupClub).