O segredo está no diafragma!
Nossa colunista, Dra Mika Rodrigues, fala sobre os benefícios da respiração pelo abdômen (diafragmática) ... leia mais
Olá amigos! Com a chegada do verão aproveitamos a praia para curtir bons momentos ao lado de familiares e amigos. O calor da estação também favorece a prática de atividades físicas ao ar livre e hoje vamos falar como você pode manter – e até melhorar – a sua rotina de treinos com exercícios na areia. Um treino legal e dinâmico pode ser feito em apenas 20 ou 30 minutos do seu dia, o que inclusive vai favorecer o seu retorno aos treinos por não ficar muito tempo parado.
Além de um novo estímulo, a prática de atividade física na areia traz força e melhora a coordenação motora, proporcionando mais resistência física para o atleta. O treino na areia exige um maior esforço muscular já que o solo é instável e você tem mais dificuldades para manter o equilíbrio.
Isso também gera uma perda calórica potencializada, dependendo da intensidade do treino. Outro ponto positivo é o terreno mais fofo diminui o choque do peso do corpo com o solo, logo o impacto nas articulações é menor do que num plano mais liso.
Na praia, é legal apostar em exercícios mais funcionais, onde não existe a necessidade de equipamentos e você pode usar o peso do próprio corpo, como agachamento (com e sem salto), afundo, deslocamento lateral, corrida no mesmo lugar, tiros curtos para trabalhar a explosão.
Recomendo que façam os exercícios descalços pois ajuda na propriocepção. Agora, se você optar por correr ou caminhar na orla da praia por meia-hora, uma hora ou uma distância significativa de 2 ou 3 quilômetros, o ideal é calçar um tênis mesmo, dando mais firmeza para a passada e evitando lesões.
Aliás, tome muito cuidado com o solo irregular, pois além dos riscos de torção no pé e/ou tornozelo, você pode sobrecarregar algumas partes do corpo como joelhos, quadril e lombar. Como a maioria das pessoas não está acostumada com esse tipo de terreno, para compensar a instabilidade, você acaba forçando uma parte ou outra.
Por isso, antes do treino procure fazer alguma ativação dos músculos com alongamentos, abdominais e prancha. Assim, você prepara o corpo para os movimentos que virão.
É importante também que você faça sua série de exercícios com orientação de um profissional. Veja com seu treinador uma sugestão de circuito pois ele conhece bem seus limites e objetivos, podendo criar e/ou adaptar um plano bem mais eficiente para que você possa complementar seu planejamento.
Tenha muita atenção na execução de cada movimento. Não tenha pressa, foque na técnica e nos detalhes para não se lesionar por acidente e comprometer toda sua temporada.