Esportes depois dos 50: benefícios, riscos e precauções

Compartilhe
esporte aos 50
Competidor da Master + 50, Ivan Mundim dá muito trabalho para os “garotos” da Máster +40, e segue remando e competindo em alto rendimento. Foto: Fabio Mota

Não existe idade certa para cuidar da saúde e colocar o corpo em movimento, mas é claro que quanto mais cedo isso for feito, melhor. Reforçando essa ideia de que nunca é tarde para começar, cada vez mais vemos a busca pela prática de exercícios, principalmente para o público de 50 anos de idade.

Esse é um hábito que só traz benefícios, como a melhora da disposição e qualidade de sono, maior controle de doenças como hipertensão e diabetes, aumento de forca e flexibilidade, além de combater a perda de massa muscular.

Exercitar-se é tão importante aos 50, quanto em qualquer outra fase da vida e, para você que aceitou esse desafio de sair da zona de conforto em busca de mais qualidade de saúde, é preciso ficar atento a alguns detalhes antes de dar início às atividades. 

Esporte aos 50 anos
Equipe feminina Máster +50 Makaira, durante o campeonato brasileiro de va’a. É cada vez maior o número de equipes de remadores com mais de 50 anos competindo nacionalmente, inclusive equipes com remadores de 70 anos. O esporte é altamente benéfico para a melhora da qualidade de vida em qualquer idade, mas alguns cuidados são essenciais nessa fase da vida. Foto: BEX Marketing e Eventos

O primeiro passo e talvez o mais importante, é estar com os exames de saúde em dia. Consultar um médico é essencial, uma vez que sua condição de saúde será analisada a fim de verificar possíveis riscos ou restrições.

Vale dizer que, além de um médico, ter o acompanhamento de um profissional de educação física irá garantir um plano de atividade adequado às suas necessidades.

Veja também > Exames que todos devem fazer antes de iniciar um esporte

Em segundo, a dica é começar aos poucos, sempre respeitando os limites do seu corpo. Como citado anteriormente, ao ter um acompanhamento de um profissional de educação física, ele irá auxiliar na execução dos exercícios e evitar que ocorram lesões.

No final das contas, o importante é fugir do sedentarismo e manter um nível de atividade física equilibrado ao longo da vida!

Para mais informações sobre saúde e esportes siga @drbenjamimrodrigues.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe