Ele remará do Oiapoque ao Chuí em expedição épica pela costa brasileira

Compartilhe
Remando do Oiapoque ao Chuí
Atualmente percorrendo a região norte do Brasil, Adelson pretende chegar ao extremo sul de nossa costa em 2021. Foto: Edivan Souza

Sem muito alarde, o remador brasileiro Adelson Carneiro Rodrigues, 59 anos, está realizando uma das maiores expedições já realizadas no litoral brasileiro: cruzar o país do Oiapoque ao Chuí à bordo de um caiaque oceânico.

Adelson começou sua aventura no dia 17 de fevereiro, partindo de Oiapoque, no Amapá.

Remando, ele pretende chegar ao Chuí, no extremo sul do Brasil, no mês de abril de 2021. Ao todo, serão 8.000 km de remada e 17 estados visitados.

Natural de Cananeia (SP), Adelson se encontra em Belém (PA), onde participou de algumas reportagens e visitou bases de va’a, como a Amazônia Va’a.

Remando do Oiapoque ao Chuí
Adelson (à dir.) ao lado de Paulo Carvalho, da Amazônia Va’a. Foto: Arquivo pessoal

Ele deixou Belém nesta quinta-feira (29) indo para o município de São João de Pirabas, na região do salgado paraense, de lá segue, para Boa Vista.

Até o momento, os maiores contratempos enfrentados pelo remador foram as chuvas e os fortes ventos, característicos do inverno no norte do Brasil.

Por outro lado, ele destaca a beleza e a exuberância das paisagens e também a boa receptividade dos ribeirinhos.

É incrível ter contato com esse povo (ribeirinho) são amáveis demais. O nosso país tem muita coisa bonita”, disse em entrevista a uma rede de TV Paraense.

Remando do Oiapoque ao Chuí
Equipamento usado pelo remador na expedição. Foto: Arquivo pessoal

Sobre o tamanho do desafio que tem pela frente, Adelson se mostra tranquilo e confiante. O remador deixa claro que trata-se apenas da realização de um sonho:

Todos têm seu sonho a realizar. O meu, desde de jovem, era fazer essa excursão, na verdade, uma aventura brasileira. Foi uma preparação de dez anos e concluir essa travessia será realizar o sonho que acalento há muitos anos”, revelou.

O remador está escrevendo um diário de bordo que mais tarde será transformado em livro. Ele também está captando imagens para realizar um documentário sobre a aventura.

Para saber mais sobre a expedição do Oiapoque ao Chuí siga Adelson pelo instagram: @acradelson.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe