Vento sopra forte na segunda etapa do Molokabra 2020
Segundo dia de disputas da Molokabra 2020 tem ventos fortes e disputas muito acirradas. Luiz Wagner ... leia mais
Nesta quinta-feira, 18 de agosto, será aberta a janela para o SUP Wave e o Longboard na abertura do Aloha Spirit Saquarema.
O evento, considerado um dos maiores festivais de esportes aquáticos do mundo, será realizado simultaneamente em duas arenas.
A Arena Praia, em Itaúna, receberá competições até o dia 21, as etapas do campeonato brasileiro de SUP Wave e Longboard, OC4 Surf e as provas técnicas de SUP e Paddleboard.
Já a Arena Lagoa, localizada na lagoa de Saquarema, terá uma programação cheia no fim de semana dos dias 20 e 21, com disputas de Canoa Polinésia, Surfski, Apneia, Maratona Aquática, Waterman, SUP e Paddleboard.
Ao todo, esta edição do Aloha Spirit contará com mais de 40 provas, além do já tradicional Festival de Cinema (19), de uma grande festa com música ao vivo (20) e de aulas de Yoga abertas ao público (19, 20 e 21).
Se o “Espírito Aloha” se fortalece com práticas de inclusão e diversidade, não há exagero em dizer que o Aloha Spirit é um festival feito para todos, e um forte símbolo deste ideal é a Canoa Polinésia, que acompanha o evento desde a sua origem, há mais de uma década.
Em Saquarema, as provas de Canoa Polinésia promovidas pelo Aloha Spirit incluem disputas individuais (OC1 e V1), em duplas (OC2), trios (V3), quartetos (OC4 Surf) e sextetos (OC6); masculinas, femininas e mistas; para Amadores, Pró (Profissionais), Masters (categorias divididas para faixas etárias entre 40 e 59 anos), Legends (acima de 60 anos), Kid’s (Infantil) e PCD (Pessoas Com Deficiência).
Para além das atividades esportivas e culturais, a etapa de Saquarema do Aloha Spirit será marcada por uma série de ações socioambientais visando não apenas o descarte adequado de resíduos como a conscientização sobre a importância da preservação dos mares e do seu entorno.
A respeito do gerenciamento de resíduos, o Aloha Spirit, em parceria com a Ambiensys, um dos maiores grupos de consultoria ambiental do Brasil, atuará para que todo o resíduo produzido seja devidamente segregado e receba o destino adequado.
Já quanto às ações de cunho educacional, pode-se destacar as palestras realizadas em escolas locais para adolescentes, a exibição de uma peça de teatro infantil do projeto Somos do Mar, ensinando sobre os impactos causados aos animais marinhos pelo descarte irregular de resíduos, e uma ação de plantio em uma área de restinga de Itaúna em conjunto com um grupo de crianças da Escola de Surfe de Saquarema.