Em busca do caramelo Dido: Mascote de Clube de va’a desaparece
Remadores do clube Boa Viagem Va’a, em Niterói, buscam o cão caramelo, Dido, adorável mascote ... leia mais
O Remo Coastal, “irmão mais jovem” do Remo Olímpico, é a mais nova modalidade olímpica. A novidade foi anunciada na última sexta-feira (13) pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).
A estreia acontecerá nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 em provas de Beach Sprint substituindo o Remo Leve (sculls lightweight) de dupla, que sairá em Paris-2024.
Essa foi a única prova nova a entrar no programa olímpico de 2028 entre 16 sugeridas por diversos esportes, entre elas, o SUP Race Técnico, que ainda poderá ser incluído nas Olimpíadas de 2032, na Austrália. O Remo Leve entrou em Atlanta-1996 e será retirado após oito edições.
Além da introdução da nova prova, foi definido que o remo será realizado no Long Beach Marine Stadium, mesmo lugar de Los Angeles-1932 e será o menor percurso da história, com 1500m, 500m a menos do que o percurso padrão.
A World Rowing, entidade responsável pelo remo, ainda propôs a entrada da prova masculina e feminina individual e o double scull misto, que seria a primeira prova mista olímpica da modalidade. Essas provas, se entrarem, serão confirmadas até 2025.
Como o próprio nome diz, o remo Coastal foi desenvolvido para prática na costa marítima e se adapta também as condições de rios e lagos com águas mexidas. O equipamento, mais resistente e robusto, para suportar as ondulações do mar, carrega consigo acessórios de segurança como coletes salva-vidas para cada membro da tripulação e cabo flutuante de 15 metros fixado a proa para caso de reboque. Os remos são os mesmos utilizados comumente na palamenta dupla, podendo haver um pequeno acessório de proteção na quina das pás.
Nas provas de Beach Sprint, os remadores têm que correr cerca de 50m até o barco, remar 250m até uma boia de marcação, retornar à praia e correr novamente até a linha de chegada. Haverá disputas em três modelos de barcos, CM1x, CW1x e o CMix2x.
Ainda em fase de testes, a modalidade esteve presente nos Jogos Sul-americanos de Praia Santa Marta 2023. Vangelys Pereira e Herbert Berckenhagen, no C2x, e Bárbara Ferreira, no C1x, representaram o Brasil e conquistaram duas medalhas de bronze. Agora elevado ao status olímpico, o Remo Coastal Beach Sprint já aparecerá nos Jogos da Juventude Dakar-2026.
Fonte: Confederação Brasileira de Remo