O papel dos esportes aquáticos na infância
Incentivar uma criança a praticar esportes, de uma maneira equilibrada e lúdica, é muito benéfico para ... leia mais
Para quem acompanha as provas internacionais de Surf Life Saving ou, em português, “salvamento aquático”, já viu diversas disputas de natação no mar, surfski e remada de prone paddleboard.
Especificamente sobre o prone paddleboard, 90% dos eventos nacionais acontecem na versão Stock, ou seja, pranchas com tamanho até 12 pés.
Recentemente, o evento Molokabra, inseriu a categoria Unlimited (pranchas com tamanho superior a 12 pés) nos eventos de downwind. Já em relação à versão de prancha no tamanho 10″6′, existem poucos eventos em nosso país.
O Interpraias Lifesaving 2021 será um evento aos moldes dos campeonatos australianos e mundiais.
A competição que acontece principalmente entre os guarda-vidas do mundo inteiro, é, no entanto, um evento aberto e engana-se, quem pensa que a modalidade só é praticada na Austrália.
Países como Nova Zelândia, França, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos, Argentina e Japão são fortes concorrentes nas provas de Life Saving.
No Brasil, se analisarmos o paddleboard como modalidade, entenderemos que São Paulo e Bahia estão à frente dos outros estados.
Porém, ao analisarmos o salvamento aquático (Life Saving), não é exagero mencionar que Santa Catarina é o estado mais forte, pois é tetra campeão brasileiro da categoria.
A princípio, o Interpraias Lifesaving 2021 está previsto para o dia 30 de março na Praia de Canasvieiras na cidade de Florianópolis (SC), das 7h30 às 12h30. Contudo, a data poderá ser remanejada, por conta dos decretos da prefeitura da cidade, em relação à realização de ventos na praia.
Ao todo serão 5 provas:
O atleta não precisa fazer todas as provas, pode escolher apenas uma única, se desejar.
Ao todo são 600 metros de provas, sendo a larga e chegada na areia. Acontecerão duas baterias eliminatórias e uma baterias final tudo num prazo máximo de 30 minutos.
Ou seja, o atleta deve estar bem preparado, pois terá poucos minutos de descasanço entre a eliminatória e a final. Obviamente, quem tem prancha com tamanho superior a 10”6 não pode competir no evento.
Eu cheguei a competir no Interpraias Lifesaving no ano de 2017 na Praia Mole, em Florianópolis. Na ocasião participei da eliminatória e final da natação no mar (prova com 400 metros) e da eliminatória e final do paddeboard.
Ou seja, participei de quatro baterias em intervalos inferiores a 10 minutos de descanso por prova e o desgaste é gigantesco.
Na ocasião, o evento teve forte apoio da Mormaii. Para quem quiser saber mais sobre o evento é só acessar o Instagram @noah_ftb ou enviar e-mail para noahftb@hotmail.com.