Aloha Spirit promove seletivas de SUP e Paddleboard para o Mundial da ISA
Aloha Spirit promove seletivas de SUP e Paddleboard para o Mundial da ISA na etapa de Saquarema. Evento ... leia mais
Para quem acompanha as provas internacionais de Surf Life Saving ou, em português, “salvamento aquático”, já viu diversas disputas de natação no mar, surfski e remada de prone paddleboard.
Especificamente sobre o prone paddleboard, 90% dos eventos nacionais acontecem na versão Stock, ou seja, pranchas com tamanho até 12 pés.
Recentemente, o evento Molokabra, inseriu a categoria Unlimited (pranchas com tamanho superior a 12 pés) nos eventos de downwind. Já em relação à versão de prancha no tamanho 10″6′, existem poucos eventos em nosso país.
O Interpraias Lifesaving 2021 será um evento aos moldes dos campeonatos australianos e mundiais.
A competição que acontece principalmente entre os guarda-vidas do mundo inteiro, é, no entanto, um evento aberto e engana-se, quem pensa que a modalidade só é praticada na Austrália.
Países como Nova Zelândia, França, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos, Argentina e Japão são fortes concorrentes nas provas de Life Saving.
No Brasil, se analisarmos o paddleboard como modalidade, entenderemos que São Paulo e Bahia estão à frente dos outros estados.
Porém, ao analisarmos o salvamento aquático (Life Saving), não é exagero mencionar que Santa Catarina é o estado mais forte, pois é tetra campeão brasileiro da categoria.
A princípio, o Interpraias Lifesaving 2021 está previsto para o dia 30 de março na Praia de Canasvieiras na cidade de Florianópolis (SC), das 7h30 às 12h30. Contudo, a data poderá ser remanejada, por conta dos decretos da prefeitura da cidade, em relação à realização de ventos na praia.
Ao todo serão 5 provas:
O atleta não precisa fazer todas as provas, pode escolher apenas uma única, se desejar.
Ao todo são 600 metros de provas, sendo a larga e chegada na areia. Acontecerão duas baterias eliminatórias e uma baterias final tudo num prazo máximo de 30 minutos.
Ou seja, o atleta deve estar bem preparado, pois terá poucos minutos de descasanço entre a eliminatória e a final. Obviamente, quem tem prancha com tamanho superior a 10”6 não pode competir no evento.
Eu cheguei a competir no Interpraias Lifesaving no ano de 2017 na Praia Mole, em Florianópolis. Na ocasião participei da eliminatória e final da natação no mar (prova com 400 metros) e da eliminatória e final do paddeboard.
Ou seja, participei de quatro baterias em intervalos inferiores a 10 minutos de descanso por prova e o desgaste é gigantesco.
Na ocasião, o evento teve forte apoio da Mormaii. Para quem quiser saber mais sobre o evento é só acessar o Instagram @noah_ftb ou enviar e-mail para noahftb@hotmail.com.