Após cruzar o Atlântico de SUP, Chris Bertish anuncia travessia transpacífica de wing foil
Primeira pessoa a cruzar o Atlântico remando de SUP, Chris Bertish anuncia travessia transpacífica de wing foil
Já pensou na cor de blusa ideal para remar em um dia de muito calor? Em dias quentes, tudo o que queremos é mais conforto na hora da remada e usar uma blusa cuja cor absorva mais calor certamente elevará a temperatura de nosso corpo mais rapidamente, uma situação que, além do óbvio desconforto, poderá comprometer nossa hidratação.
Mas qual cor de camisa devemos evitar? Será a cor preta? Bem, uma recente pesquisa japonesa surpreendeu a todos com uma divulgação surpreendente sobre roupas: a cor verde-escuro pode absorver mais calor que o preto.
O achado inesperado desafia o consenso popular que prevalece desde tempos imemoriais de que as camisas de cor preta são piores no calor. Este estudo pioneiro oferece um novo olhar sobre a interação entre as cores das roupas que usamos e o calor que elas podem absorver.
O estudo foi realizado sob a liderança de Toshiaki Ichinose, pesquisador executivo sênior do Instituto Nacional de Estudos Ambientais em Tsukuba, província de Ibaraki, no Japão. Ele explicou os resultados da sua pesquisa ao jornal japonês Mainichi.
O método do estudo foi simples e eficaz. Os pesquisadores expuseram ao sol roupas de nove cores diferentes e usaram uma câmera termográfica para medir quão quentes elas ficaram após aproximadamente cinco minutos.
Então, eles descobriram que as superfícies das roupas brancas e amarelas oscilavam em torno de 30 graus Celsius, enquanto muitas partes das roupas pretas e verde-escuras superavam os 45 graus Celsius.
Passando por uma análise científica, sabemos que a terra recebe a energia do sol, e a energia que não é refletida é absorvida, convertendo-se em calor. O normal seria que cores de baixa refletividade, como o preto, esquentem com mais facilidade enquanto as de alta refletividade permanecem mais frescas.
Porém, o estudo revelou que a camisa verde-escura foi quem ganhou o trono de “maior absorvente de calor”. A razão disso é a presença de luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, mas representa uma parte notável da energia radiante do Sol.
As pesquisas mostraram que a camisa verde-escura absorveu 87% da luz infravermelha, enquanto a preta absorvia 86% e a branca apenas 63%.
Posto esse resultado, Toshiaki Ichinose recomenda cores como branco, amarelo, cinza e vermelho para esses dias de calor extremo. Ele adverte a população para evitar preto, verde-escuro, verde, azul e roxo.
Embora os resultados possam variar dependendo do corante usado para colorir o tecido, o estudo sugere que as pessoas devem dar uma segunda olhada na forma como escolhe as roupas para o calor.
Lembre-se, com base nesses resultados, escolher uma blusa com cores radiantes poderá ajudar a tornar sua remada mais prazerosa em dias muito quentes.
Fonte: O Otimista