Diferenças entre treino de força e potência
Carol Morelli fala sobre o treino de força e potência, duas valências primordiais para a melhora da ... leia mais
Fala, pessoal! Hoje vamos falar sobre uma parte fundamental em qualquer planejamento de treinos e provas, mas que muitas vezes acabamos negligenciando: A importância do repouso. Seja para elevar o nível da sua performance, seja para buscar mais saúde e qualidade de vida, é preciso respeitar e entender o papel do descanço na sua rotina.
Durante a prática esportiva, o tecido muscular sofre uma série de microlesões, além de perda de fluidos e energia. Com isso, o organismo tem duas reações imediatas: um processo inflamatório natural das fibras e a multiplicação celular. A recuperação é justamente o momento em que o corpo repõe as células que foram perdidas durante a atividade física, repara as microlesões dos tecidos e renova os estoques de energia muscular. Esse processo tem como consequência direta a formação de um tecido muscular mais forte e resistente.
Sem o tempo adequado de recuperação, o organismo entra em uma espiral de stress que pode resultar em lesões, queda de imunidade, problemas metabólicos e até psicológicos. Vale destacar que, quando se fala em repouso, abrangimos não apenas o período sem atividade física, mas também o sono. Dormir mal prejudica a capacidade aeróbica e altera níveis hormonais, impactando diretamente no desempenho físico.
O tempo de repouso e a forma como ele será realizado depende muito da frequência, do tipo e intensidade do exercício realizado. Por isso, é importante que você, acompanhado por um treinador/preparador físico, tenha um planejamento de treinos equilibrado, permitindo que o corpo se recomponha adequadamente do desgaste causado pelo exercício.
Existe o descanso ativo e o passivo. Ficar sem fazer nada é bom, mas também é preciso cuidado para não exagerar. Um intervalo muito longo de pausa pode ocasionar uma perda significativa do que foi conquistado com muito suor. Se você é uma pessoa que está muito focada em alguma prova e está acostumada a cargas mais intensas de treino, pode aproveitar os dias sem treino para uma atividade leve e diferente, gerando novos estímulos para o corpo e para mente. Se você possui disponibilidade, pode ainda “turbinar” o descanso com sessões de massoterapia e/ou liberação miofascial, que também tornam o processo de recuperação muscular mais rápido e eficiente.
Bom, acho que resumimos bem a importância do repouso para o organismo. Espero que vocês sigam firmes na busca pelos seus objetivos da temporada. E contem comigo para mais esclarecimentos. Até breve!