Leash (também conhecido como cordinha ou estrepe) é um acessório indispensável a todo e qualquer praticante de water sports.
Sua função é a prender a canoa ou a prancha de SUP ao remador, evitando que o equipamento se afaste no caso ocorra uma queda ou tombamento.
O leash, basicamente, é um cabo feito de material de elasticidade moderada, capaz de absorver “trancos”, permitindo que a prancha ou a canoa esteja sempre presa ao remador. Normalmente eles são conectados à pessoa por um sistema de velcro ao tornozelo, batata da perna ou à cintura.
No caso do downwind, sair para remar sem o leash é extremamente perigoso, pois o vento é capaz de projetar a prancha ou a canoa para muito longe em questão de segundos.
No vídeo abaixo, o remador de SUP resolve praticar downwind sem o uso do acessório e, de forma didática, mostra, na prática, a importância do acessório.
Sem um leash preso ao stand up paddle, ele, ao cair de sua prancha, aos 4:45, perde a prancha em questão de segundos.
Todas as pranchas de stand up paddle e os modelos mais modernos de canoas possuem um sistema de encaixe onde é possível acoplar esse assessório. Contudo, nas canoas mais antigas, é necessário fazer uma adaptação para fixação do leash – um procedimento altamente recomendável.