Chris Bertish prepara livro sobre sua épica travessia de SUP pelo Atlântico
Primeiro homem a atravessar o Atlântico remando em pé, Chris Bertish prepara livro sobre a aventura e ... leia mais
O espírito de cooperação, empatia e solidariedade, valores presentes tanto no esporte quanto na cultura polinésia, já rendeu seus primeiros frutos entre os alunos e profissionais da Escola de Canoagem POAVA’A.
Em parceria com o médico, velejador e remador Geraldo Gomes da Silveira, criador do projeto Gesto Esportivo, a Escola de Canoagem POAVA’A/SAVA Clube arrecadou quase 400 quilos de alimentos em uma ação inédita: cada atleta seu passou por avaliação especializada, recebendo orientações sobre aspectos de saúde específicos para a prática da canoagem.
Em troca, cada um doou 20 quilos de alimento ao projeto que beneficia crianças carentes ou com necessidades especiais. O resultado é, de um lado, aprimoramento técnico e melhora de rendimento no esporte, minimizando o risco de lesões; de outro, ajudar àqueles que mais precisam. Em sua primeira ação social, a entidade escolhida para receber os donativos foi o Educandário São João Batista, de Porto Alegre.
A escola especial e centro de reabilitação foi fundada em 1939, por Déa Coufal, com o intuito de atender crianças portadoras de poliomielite. Atualmente auxilia 177 crianças e jovens, com idades entre 0 a 21 anos, oriundas do Estado do Rio Grande do Sul e pertencentes a famílias de baixa renda. Fornece desde fisioterapia e socialização até atendimento dentário, psicológico, teatro, música e hidroterapia, para pacientes com encefalopatia crônica, hidrocefalia, malformações congênitas, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e lesões medulares.
Em uma tarde de muitas trocas, carinho e emoção, Geraldo Gomes da Silveira, do Gesto Esportivo; Galuco Schultz e Sandra Valente, da POAVA’A/SAVA Clube, foram recebidos pela secretária geral Sabine Knogl, que ressaltou a importância dessa iniciativa – a instituição é mantida, basicamente, através doações de pessoas físicas e jurídicas, convênios e parcerias com organizações público-privadas, além de trabalho voluntário, eventos e campanhas promocionais. “Fazia tempo que não recebíamos uma doação desse tamanho, estamos muito felizes. Parte dos alimentos usaremos na cozinha, e o excedente irá para a casa das famílias mais necessitadas”, registrou Sabine.
A próxima ação resultante dessa parceria é proporcionar às crianças atendidas pela instituição uma experiência que promete ser muito especial: o primeiro contato direto com o Guaíba – visto das janelas do Educandário -, dentro das canoas havaianas, remando com o pessoal da Escola POAVA’A/SAVA Clube. Caridade também é um gesto esportivo.
Aloha!