Remadores de Corumbá (MS) participam de ação de limpeza no rio Paraguai

Compartilhe
ação-de-limpeza-no-rio-Paraguai
Remadores de Corumbá dão exemplo em MS. Foto: Lívia Eger

No último sábado, 07 de novembro, cerca de 150 voluntários participaram de uma ação de limpeza das margens do rio Paraguai, que banha a cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

Leia também: Remadores do pantanal falam sobre a rotina de treinos em tempo de queimadas

A ação voluntária, que começou com a iniciativa de um grupo de amigos, denominada “Equipe Selva” e hoje é intitulada “Por um Pantanal mais limpo, porque esse patrimônio também é nosso”, contou com 50 embarcações que deram suporte aos voluntários, entre eles, remadores de Stand Up Paddle, como a atleta Monica Salustiano Luckner:

Nós que remamos sempre nessas águas temos um carinho especial pelo rio Paraguai e fizemos questão de participar da ação”, conta Monica.

ação de limpeza no rio Paraguai
Monica Salustiano Luckner. Foto: Paulo Luchner

O Porto Geral de Corumbá foi um dos pontos de partida dos voluntários que se uniram para fazer uma verdadeira “faxina”, na área portuária do município, de Ladário e em áreas próximas do rio Paraguai. 

A ação teve o suporte de empresas privadas e instituições, como a Marinha do Brasil, Capitania Fluvial, Corpo de Bombeiros, empresas do ramo de turismo, Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (Acert) e Associação dos Professores de Educação Física de Corumbá (APEF).

ação de limpeza no rio Paraguai
Voluntários se dividiram em equipes para percorrer toda a região portuária. Foto: Diário Online/ Reprodução

Todas as frentes de coleta recolheram muito lixo, mais de 4 toneladas: “Era todo tipo de lixo, garrafas de vidro, garrafas pet, muitos pneus, cadeiras, barras de ferro, até fogão e máquina de lavar. Impressionante a quantidade de entulho recolhido nas encostas do rio Paraguai“, esclareceu Marcio José Tiaen, um dos organizadores da ação, ao jornal Diário Corumbaense.

ação de limpeza no rio Paraguai
Parte do lixo recolhido pelos voluntários. Foto: Lívia Eger

Ao final da ação, a Unipav, responsável pela coleta de lixo na cidade, disponibilizou caminhão para levar tudo o que foi recolhido para o aterro sanitário. Também houve coleta seletiva de parte dos materiais. 

Fonte: diarionline.com.br

Compartilhe