Va’a faz estreia bem-sucedida no Catarinense de Remo

Compartilhe
Catarinense de Remo
Encontro e confraternizações entre as equipes durante todo o evento foram uma constante, na foto as equipes do Tribuzana Va’a e Quebramar Hoe Club pousam com a Ponte Hercílio Luz ao fundo. Foto: @tribuzanavaa

Aconteceu neste domingo (21) a Terceira Etapa do Campeonato Catarinense de Remo Olímpico de 2022. O evento é organizado pela Federação Catarinense de Remo de Santa Catarina, uma das mais antigas e tradicionais federações esportivas do Brasil em atividade desde 1919.

Como forma de trazer novos esportes para o Parque Náutico Walter Lange na Baia Sul em Florianópolis, a federação fez o convite para alguns clubes de canoa polinésia (va’a) de Santa Catarina. A ideia foi de fazer uma apresentação, e por consequência, um teste verificando se o formato de raias e balizas pudessem atender o va’a.

Veja também > Brasil encerra participação no Mundial de Va’a com campanha histórica

Além do va’a, ocorreu uma apresentação da Escola de Aprendizes Marinheiros com a prova de “Escaler” com barcos maiores tendo 10 remadores e um timoneiro que fizeram uma prova de exibição contra uma equipe mista com remadores dos clubes de remo olímpico. Aconteceu também uma apresentação da Banda de Músicos do Bombeiro Militar de Santa Catarina, instituição homenageada na competição.

As competições são realizadas em uma raia de 1000 metros com delimitações de boias de largada e chegada, sem a divisão entre as raias exigindo maior perícia das equipes para evitar o cruzamento de raias, e por consequência, interferências e abalroamento entre as embarcações. Também não é comum a realização de contornos de boias como é feito no va’a, sendo assim, as provas são realizadas em um único sentido na distância de 1000 metros.

Catarinense de Remo
Largada Open Masculina com as equipes alinhadas lado a lado em suas devidas raias. Foto: Rafael Soriani.

O evento começou com a prova de va’a na categoria OC6 Open Feminina com a participação de seis equipes com largada ocorrendo exatamente as 8h15 conforme previsto. Com uma largada emocionante as seis equipes remaram lado a lado, onde ao final as primeiras colocações foram se definindo com a equipe do Kanaloa Va’a Base Lagoa da Conceição chegando em 1º lugar com uma boa vantagem, seguido pela equipe Quebramar Hoe Club em 2º lugar e Kanaloa Barra da Lagoa em 3º lugar. Na sequência em 4º lugar a equipe Kanaloa Beira Mar. Na quinta e sexta colocação uma briga proa a proa entre as equipes do Tribuzana e Kanaloa da Cochoeira do Bom Jesus onde o Tribuzana chegou à frente com resultado pelo photo finish.

Prova das equipes open feminina. Foto: Rafael Soriani

Na sequência ocorreram as provas de remo olímpico em diversas categorias para as 10h30 iniciar a prova das equipes OC6 Open Masculino. Como uma das provas mais esperadas do va’a as seis equipes largaram muito forte remando lado a lado, com as equipes do Tribuzana, Kanaloa Barra da Lagoa e Quebramar fazendo uma disputa muito bonita da metade da prova até o final. Cruzando a linha de chegada em 1º lugar a equipe Tribuzana, seguido pela equipe Kanaloa da Barra da Lagoa e na 3ª colocação a equipe Quebramar. Fecharam a prova as equipes Kanaloa da Beira Mar, Cachoeira do Bom Jesus e Guarda do Embaú respectivamente.

Catarinense de Remo
Chegada das equipes open masculina com Tribuzana, Kanaloa e Quebramar. Foto: Rafael Soriani

As 11h45, após ocorrem todas as categorias finais do remo olímpico e finalizando o evento, foi a vez da categoria mista. Mais uma vez o 1º e 2º lugar foi bem disputado com a equipe do Kanaloa Lagoa da Conceição vencendo a prova com a equipe Quebramar finalizando logo em seguida. Na sequência chegaram as equipes Kanaloa Beira Mar e Tribuzana na terceira e quarta posição respectivamente. Na quinta e sexta colocação mais uma disputa acirrada entre as equipes do Kanaloa Coqueiros e Canasvieiras com vantagem para a equipe de Coqueiros.

Chegada equipes mista com Kanaloa Lagoa, Quebramar e Kanaloa Beira Mar. Foto: Rafael Soriani

Após todas as provas aconteceram as premiações de todas as categorias com diversas autoridades prestigiando o evento. Segundo os capitães dos três clubes de va’a que foram convidados a participar do evento, André Leopoldino (Tribuzana Va’a), Antonio Gonzaga (Kanaloa Va’a) e Augusto Finageiv (Quebramar Hoe Club) os objetivos foram alcançados com sucesso, onde verificou-se que a excelente organização e experiência de mais de 100 anos de regatas de remo olímpico podem oferecer uma grande oportunidade de parceria com a canoa polinésia.

Agora os futuros eventos organizados pela Federação Catarinense de Remo de Santa Catarina poderão contar com a presença dos diversos clubes de Canoa Polinésia do estado devido ao grande sucesso deste primeiro evento teste. Os clubes de va’a participantes agradecem a Federação e os clubes de remo filiados pelo convite e colocam-se a disposição para futuras participações, agora com o convite estendido a todos os clubes de canoa polinésia de Santa Catarina.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe