V1 ou OC1? Qual canoa individual devo escolher?

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canoa v1 ou oc1
Modelo taitiano V1 (acima) e havaiano OC1 (abaixo). A opção do leme desenvolvida pelos havaianos ajuda a lidar com situações mais extremas de vento e onda. Foto: Reprodução

No Brasil, uma canoa individual com leme é chamada de OC1 (de “outrigger canoe-1”) e uma canoa sem leme é chamada de V1 (de “va’a-1”), ambas são “canoas polinésias”, sendo a primeira um modelo havaiano, e a segunda um modelo taitiano.

Essa é a principal diferença entra ambas, que têm em comum as características padrão desse tipo de embarcação, composto por casco, ama e iacos (mas, sim, existem outras diferenças, como a presença de cockpit, no caso das V1, etc).

Com a popularização da canoagem polinélisa no Brasil, alguns internautas, sobretudo iniciantes, entram em contato conosco para pedir conselhos na escolha de uma dessas canoas individuais.

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As perguntas giram basicamente sobre qual seria o modelo mais indicado. Indo direto ao ponto, a resposta é: “Isso realmente depende do que você está querendo fazer e onde pretende remar”.

É claro que se o remador tem pouca experiência, poderá sentir mais dificuldade no início se optar por uma canoa sem leme (V1), contudo, sendo bem orientado (e isso é importante frisar) em pouco tempo estará remando sem maiores dificuldades respeitando-se, obviamente, a evolução gradual que todo aprendizado exige.

Mas um ponto importante é saber onde se pretende remar e qual a distância média será adotada a cada saída. Se a escolha da canoa for pensando em remadas mais longas e em mar aberto, eu, pessoalmente, recomendaria uma OC1, principalmente pra quem está começando a remar em canoas individuais.

Em mares mais agitados, com muitas correntes e ventos, as OC1 são muito mais fáceis de controlar (basicamente, basta usar os pedais para acionar o leme e direcionar a canoa). Os havaianos colocaram o leme na canoa justamente para conseguir lidar com as intempéries do oceano no Havaí e, assim, ter mais prazer e segurança na remada nessas condições. Pense nisso.

No caso das V1, a direção da canoa é ajustada com o remo e, sendo assim, durante uma remada mais longa, o cansaço natural provocado pelo esforço físico, somado ao estresse provocado pela presença de ondas e ventos fortes, tirando a V1 de sua rota o tempo todo, podem ser uma combinação perigosa para quem tem pouca experiência, principalmente se a remada for no mar. Por outro lado, em água lisa, como no caso das represas, a V1 tem um desempenho e autonomia incríveis. É, de fato, uma remada extremamente prazerosa.

Em relação ao transporte e acomodação, as V1 são mais leves que as OC1 e também maiores, com cerca de 7 metros de comprimento, enquanto as OC1 têm, em média, 6.3 metros.

Outro ponto a ser considerado é praticidade na hora de montar sua canoa. Existe aqui um ponto que vale a reflexão.

remar de canoa
Dois modelos de canoa individual. A Taitiana (V1) e a Havaiana (V1-R ou OC-1). Foto: Reprodução

Antigamente só existiam no Brasil canoas V1 com modelo de amarração dos iacos e ama, ou seja, o remador precisa fazer a amarração de sua canoa e ajustar o ângulo manualmente, usando borrachas, da mesma maneira que se faz com as canoas para seis remadores (OC6 e V6).

Fazer a amarração dos iacos e ama é um aprendizado e irá agregar muito conhecimento ao remador em termos de funcionalidade da canoa, pois você aprende, na prática, as diferenças de ângulos, o poder do arrasto, distribuição de pesos, entre outros detalhes que certamente irão enriquecer sua experiência como remador, mas que demandam tempo e aprendizado. Mas se a praticidade for uma prioridade, então, a opção de encaixe de amas e iacos, que é padrão nas canoas OC1 e hoje, também presente em versões nacionais de V1, é a mais indicada.

Como podemos ver, a escolha de uma canoa individual, seja OC1 ou V1, é bastante pessoal e depende de uma série de fatores. Meu conselho final é: vá com calma. Se possível, experimente remar em ambos os modelos, tenha em mente onde pretende remar e, mais importante, peça conselhos a um remador experiente de sua área.

Aloha e boas remadas!

* Nota: no Brasil a Confederação Brasileira (CBVA’A) adota formalmente a nomenclatura utilizada pela Federação Internacional (IVF) para classificar o modelo havaiano de canoa individual com leme, chamando-o de “V1-R”.

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