Festival Remada incorpora diversão, competição e cidadania em Paranaguá
Festival Remada reúne atletas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo em evento que uniu disputas ... leia mais
Em 2020, devido à pandemia de covid-19, Te Aito e Super Aito, duas das maiores e mais tradicionais provas de canoagem polinésia do mundo, não foram realizadas. Foi a primeira vez em 30 anos que isso aconteceu.
Este ano, contudo, ambas as competições estão confirmadas. A primeira será a Te Aito, que acontecerá no sábado, 24 de julho, na ilha do Taiti.
Um mês após a famosa corrida de Te Aito, os 100 melhores se enfrentarão para uma 2ª rodada: a travessia Moorea – Taiti! 35 km de corrida feroz para conquistar o título de Super Aito.
Criada nos anos 1980 por Charley Maitere e Mara Aitamai, a Te Aito tonou-se, ao longo dos anos, a maior e mais importante prova de V1 do mundo.
A dupla criou um ousado e inovador desafio de maratona de 15 km em V1, um tipo de prova então inexistente na Polinésia Francesa, com percurso na lagoa e no mar.
Até então, as competições de V1 na Polinésia Francesa raramente ultrapassavam os 4 km de distância e eram realizadas somente em águas abrigadas.
A 1ª edição organizada em 1988 reuniu 89 participantes. No 2º ano, a prova juntou 175. A partir de 2017, em a sua 30ª edição, a Te Aito ultrapassou a marca de mais de 1000 atletas inscritos, tornando-se o maior evento de remada individual do mundo.