Tartaruga oliva presa em rede de pesca é salva por remadores de Florianópolis

Compartilhe
tartaruga oliva
Os remadores interromperam seu treino para salvar o animal, que lutava para sobreviver preso a uma rede de pesca. Foto: @kanaloavaa/Instagram/Reprodução/ND

Um grupo de remadores de canoa havaiana do clube Kanaloa, protagonizou uma nobre ação ao resgatar uma tartaruga oliva na manhã da última terça-feira (24), nas águas da Barra da Lagoa, em Florianópolis (SC). Em um momento inusitado, os remadores interromperam seu treino para salvar o animal, que lutava para sobreviver preso a uma rede de pesca.

A tartaruga, claramente debilitada, lutava para se libertar da rede quando foi avistada pela equipe. Sem hesitar, os remadores agiram rapidamente para garantir o resgate bem-sucedido do animal em apuros.

A notícia do resgate foi compartilhada nas redes sociais do grupo, gerando uma onda de elogios e reconhecimento pela ação proativa da equipe. Comentários de usuários destacaram a importância da intervenção e lamentaram a falta de órgãos públicos para lidar com situações semelhantes no mar.

tartaruga oliva
Remadores da Kanaloa e técnicos do Tamar junto à tartaruga resgatada. Foto: Foto: @kanaloavaa/Instagram/Reprodução/ND

A tartaruga resgatada encontra-se sob os cuidados do Projeto Tamar, conforme informou Daniel Rogério, coordenador da Fundação. O animal, embora ativo, apresenta dificuldades em afundar no tanque e está boiando. Exames, incluindo radiografia e coleta de sangue, estão sendo realizados para avaliar sua condição, e a equipe aguarda os resultados para prosseguir com o tratamento.

Veja também > O Legado do Aloha Spirit Ilhabela para a Va’a brasileira

Ressaltando a raridade da aparição de tartarugas oliva nesta região sul, Daniel destacou à reportagem do ND+ que embora não seja uma área de desova para essas tartarugas marinhas, elas frequentam o local para se alimentar. O plano é manter a tartaruga no projeto durante o período de tratamento e, uma vez completamente recuperada, ela será devolvida ao seu habitat natural.

Fonte: ND+

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe