
Suíça sedia a primeira prova de SUP em uma caverna
A Suíça está se firmando como um dos países que oferecem as provas mais criativas de stand up paddle do ... leia mais
1ª Maratona da Polinésia, Vodafone Channel Race, Heiva va’a mataeina’a, Fa’a’ati Moorea. Sabe o que as principais provas de va’a realizadas no primeiro semestre de 2023, na Polinésia Francesa, tem em comum? Foram todas vencidas pela lendária equipe Shell Va’a.
Na última sexta-feira (14), durante a realização da Super Tau’ati, uma das únicas provas do mundo realizada em canoas V16, integrada ao tradicionalíssimo festival de Heiva, o resultado não foi diferente.
David Tepava e seus homens mais uma vez comandaram o show sem dar chance para seus adversários, com o Team OPT chegando na segunda colocação e EDT Va’a completando o pódio em terceiro.
As três equipes distanciaram-se das demais desde a largada e mantiveram-se empatadas na primeira parte da prova. Contudo, após esse momento, a Shell aumentou seu ritmo abrindo vantagem de suas concorrentes sem ser mais ameaçada.
Um pouco mais atrás do trio de vencedores viram as equipes Brasserie de Tahiti e Mana Ura Hoe, quarto e quinto lugares, respectivamente, a mais de três minutos do pódio.
No feminino, a equipe Teva, comandada por Tea Lorfèvre, Mihinoa Paari e Mahia Berdichevski-Poroi, faturou mais um título para sua vitoriosa carreira. Pueu Nui Va’a conquistou a segunda colocação e Team OPT completou o pódio da categoria.
As canoas V16 formam um catamarã de dois cascos de V8, com o cockpit mais aberto e mais próximo da linha d’água do que uma tradicional V6. Por esse motivo, algumas equipes acabaram sendo prejudicadas pelas ondas formadas pelos muitos barcos que acompanharam a prova, com quatro tripulações tendo suas canoas inundadas. Entre elas, as fortes equipes Tahitian Paddle e Paea Va’a que, no entanto, conseguiram esgotar rapidamente a água dos cascos e terminar a prova.
Depois de uma sequência de Te ‘Aito, Vodafone Channel Race, Heiva va’a, Fa’a’ati Moorea e Super Tau’ati, os remadores vão poder respirar um pouco antes de regressarem aos negócios no início de agosto com o Ihilani Enxada.