Jessika Moah confirmada no Festival Brasileiro de Remada
Atual campeã brasileira de SUP Race e vice-campeã mundial, Jessika Matos “Moah” confirma participação no ... leia mais
Realizada desde 2002, a Rio Va’a prepara sua 20ª edição da competição para os dias 11 e 12 de dezembro de 2021 com largada e chegada na orla da Urca, Rio de Janeiro (RJ).
O evento também será válido como a sétima edição da etapa brasileira da prova taitiana Te Aito, a “Aito Va’a Brasil”, realizada associação com a Te Aito Events, organizadora das provas Te Aito e Super Aito.
O 20° aniversário da competição Rio Va’a celebrará também os 20 anos do batismo da canoa Lanakila, primeira canoa polinésia da América do Sul, batizada no Canal de Marapendi, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 18 de novembro de 2000 e os primórdios do va’a no Brasil, ao longo de 2001.
Considerando o contexto sanitário e a necessidade de evitar aglomerações, as condições de realização da competição serão ajustadas em função da evolução da situação sanitária. Portanto, a edição 2021 será realizada num formato de provas de longa distância na V6 e na V1, como nas primeiras edições. Na categoria V1 o foco do evento passa a ser apenas para canoas sem leme.
Com o passar dos anos, a Rio Va’a se tornou a prova internacional de canoa Polinésia mais tradicional do Brasil, reconhecida em 2004 como etapa Sul-americana do Circuito Mundial de Va’a pela Federação Interacional de Va’a (IVF). Ocorre anualmente e de forma ininterrupta desde 2002.
De caráter festivo, a Rio Va’a é uma competição sem fins lucrativos e organizada por voluntários desde o seu início. Tem como objetivo o desenvolvimento da prática do Va’a e da canoagem, o incentivo à vinda de atletas estrangeiros ao Brasil, para troca de experiências, e a promoção da cidade do Rio de Janeiro como destino para a prática de esportes no mar e na natureza.
A prova é organizada pelo Rio Va’a Clube com o apoio institucional da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, do Iate Clube do Rio de Janeiro e da Associação de Moradores da Urca.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site nohuli.com.