
Vende Va’a | Canoa Bahia na maior prova de va’a da Europa
Equipe feminina do clube Canoa Bahia, de Salvador (BA), participa de mais uma edição da Vende Va’a, na ... leia mais
Em sua 17ª edição, a Rio Va’a tem como cenário a deslumbrante orla da Cidade Maravilhosa. Foto: Gilmar Domingos de Oliveria
Nos dia 8 e 9 de dezembro a Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, será palco da Rio Va’a 2018, uma das mais tradicionais provas de canoagem polinésia do Brasil que este ano comemora sua 17ª edição.
A Rio Va’a engloba competições de V6, V1, V1R, V2R2 e surfski ao longo do final de semana. No sábado (8) irão rolar as provas de V6 e no domingo a Aito Va’a Brasil, versão brasileira da famosa Te Aito, a maior prova de canoas polinésias individuais do mundo.
RETE EBB NA RIO VA’A
Rete Ebb irá realizar uma palestra aberta no sábado e no domingo irá competir na Aito Brasil. Foto: Sports Tahiti/ Reprodução
Este ano a Rio Va’a 2018 contará com mais uma novidade. O lendário remador taitiano Rete Ebb marará presença na prova e realizará uma palestra aberta sobre canoagem polinésia no sábado (9) logo após a premiação.
O taitiano abordará suas experiências em competições internacionais e também falará sobre a cultura do va’a no Taiti. No domingo ele participará da Aito Brasil. E na sexta-feira (7/12) serão oferecidas clínicas para todos os níveis de remadores e as vagas são limitadas a 11 remadores por turma. Serão sorteadas duas vagas na clínica para os atletas inscritos no primeiro lote de inscrição da Rio Va’a.
Rete ocupa a posição de leme da EDT, uma das melhores equipes de V6 do mundo, com títulos em provas disputadíssimas como a Hawaiki Nui e a Molokai Hoe. Além disso, o taitiano também possui uma série de títulos em provas individuais de va’a, entre elas, as Te Aito e Super Aito, por mais de uma vez.
Aos 27 anos, Rete Ebb é considerado um grande ídolo no Taiti e acumula pódios nas mais importantes provas internacionais. Foto:Sports Tahiti/ Reprodução
Aos 27 anos, Rete Ebb é considerado um grande ídolo no Taiti, nação onde o va’a possui o status de esporte nacional, tanto por suas grandes performances, quanto por sua humildade.
CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DA RIO VA’A 2018
SÁBADO
No sábado serão realizadas as provas de V6 Open, Master, Senior Master Estreante e Júnior, com largadas a partir de 8h da manhã. O circuito previsto para a prova Open Masculina (28 km) passará pelas belas praias da zona sul da cidade. Já na Open Feminina (18 Km) as canoas seguirão até o Leblon para então retornar ao ponto de largada.
As categorias V6 Estreante, Júnior e Sênior Master competirão dentro de um circuito de 6 km, enquanto a Master será em 10 km.
Todas as largadas e chegadas serão na Praia Vermelha, sede do evento.
Na parte da tarde também irão rolar disputas individuais de V1 nas categorias Cadete, Junior, Parava’a, Menor e Infantil, em um percurso de 2km.
Após a e entrega das premiações, terá início a palestra com Rete Ebb (previsão de início às 16h)
DOMINGO
No domingo o percurso será de 10 km para todas as categorias – V1 masculina e feminina, V1R masculina e feminina, V2R mista, masculina e feminina e Surfski masculino e feminino – , exceto para os competidores da V1 Open, que participarão da Aito Brasil. Nesse caso a distância será de 20 km.
A largada será na Praia Vermelha e seguindo em direção ao interior da Baía de Guanabara, fazendo uma boia na estátua de São Pedro (Santinho) e retornando para totalizar 10 km. A categoria V1 Open masculina faz esse percurso duas vezes, totalizando 20 km.
Informações sobre inscrição na prova, clínica com Rete Ebb, percursos e cronograma acesse nohuli.com.
CALENDÁRIO DE EVENTOS ALOHA SPIRIT CLUB
Saiba quando e onde irão rolar os eventos de water sports mais bacanas do Brasil AQUI.