
Circuito Funec de Stand up Paddle reúne 73 participantes
Realizado em Corumbá (MS), Circuito Funec de Stand up Paddle foi válido como primeira etapa do Circuito ... leia mais
Remando Para a Vida é um projeto da remadora Deborah Koliski Vons que tem como finalidade viabilizar financeiramente sua participação no Aloha Spirit Festival Ilhabela (SP), marcado para rolar entre os dias 12 a 14 de abril. Ele pretende participar da prova canoa havaiana OC1 (individual), com percurso de 10 km.
Então você pode estar se perguntando: “Mar porque o nome do projeto é ‘Remando Para a Vida’”?
A resposta é que Deborah, literalmente, rema por sua vida. Ou melhor explicando: pelos benefícios comprovados que o exercício da remada gera na prevenção e combate ao câncer.
A remadora que é natural de Curitiba (PR) tem 50 anos e começou a remar dois anos atrás por conta deste motivo.
Em um espaço de 18 anos ela enfrentou três cânceres (dois de mama e um de tireoide). Após o término do tratamento da terceira doença, que resultou em cirurgia para a remoção da tireoide e radioiodoterapia, Deborah teve a indicação médica para iniciar uma atividade física intensa, que levasse o meu corpo a um início de exaustão, com objetivo de controle de peso e fortalecimento do sistema imunológico.
Após enfrentar três cânceres, Deborah encontrou na remada uma excelente ferramenta no combate à doença e quer levar essa experiência para outras mulheres. Foto: AP
Pesquisando, ela descobriu que remar é um dos esportes mais indicados para a recuperação, reabilitação e prevenção do câncer de mama.
Deborah soube que havia um clube de SUP e Va’a em Curitiba, o Passaúna Paddle Club, e então resolveu experimentar o exercício da remada, uma experiência que mudou sua vida para sempre:
“Para mim, o impacto positivo dessa atividade tem sido imenso, tanto na dimensão corporal, como na gestão do estresse.
Remar empoderou e ressignificou o meu corpo, mostrando-me que tenho força, determinação, prazer e vontade de viver. Desde o ano passado, venho tendo oportunidades de compartilhar essa experiência com as pessoas, através de entrevistas e palestras”, conta a remadora e palestrante.
Deborah leva agora uma rotina diária de treinos buscando melhorar seu e atingir suas metas, mas seu objetivo maior na participação dessa prova é dar voz aos benefícios da remada e, também, estimular e inspirar pessoas, divulgando que é possível, sim, ter uma sobrevida intensa e gratificante no pós-câncer de mama.
Para saber mais sobre o Remando Para a Vida e como ajuda-la a participar do Aloha Spirit Festival clique AQUI.
Instagram: @deborahkoliskivons