Fronteiras abertas ao turismo na Polinésia Francesa
A Polinésia Francesa reabriu suas fronteiras ao turismo internacional desde o dia primeiro de maio, mas ... leia mais
Um remador da ilha de Moorea, na Polinésia Francesa, identificado como Maita Moieno, morreu neste sábado durante as disputas da Fa’a’ati Moorea. Após pouco mais de três horas de corrida, a canoa V6 virou ao atingir um recife próximo à costa oeste da ilha Sœur. A violência do impacto acabou quebrando a embarcação em duas.
Segundo divulgado pela organização do evento, Moieno ficou preso dentro de uma das partes da va’a e se afogou. Ele foi retirado desacordado da canoa e então levado às pressas para o hospital. Ao longo de todo trajeto e já no hospital, foram realizadas diversas tentativas de reanima-lo, infelizmente, sem sucesso.
A idade de Maita Moieno não foi divulgada, contudo, conforme apurado por nossa redação, ele era um remador experiente e competia pela categoria Open da equipe Tohie’a. Contudo, para competir na Fa’a’ati Moorea, ele estava integrado à equipe do distrito de Moorea.
O clube Tohie’a fez a seguinte postagem sobre o incidente:
“O clube Tohie’a está de luto 💔
Ficamos tão abalados com esta triste notícia que não havíamos comunicado informações sobre o processo fúnebre.
O corpo do nosso vice-presidente está na cidade para uma autópsia.
Esperamos um rápido retorno para tê-lo perto de nós. Assim que o hospital e os agentes funerários no Taiti terminarem, retornaremos para conduzir a vigília em Afareaitu, bem como o enterro.
Ficamos emocionados com todas as mensagens, publicações, homenagens e sua presença em sua casa para apoiar Vaite, seus filhos e toda sua família. Agradecemos muito e nos vemos em breve para homenageá-lo uma última vez.”
Maita Moieno deixa esposa e um casal de filhos. A equipe Aloha Spirit Midia presta sentimentos aos amigos e familiares.