Baía de Todos-os-Santos recebe 1ª etapa Sprint Kaiaulu Va’a neste domingo
Baía de Todos-os-Santos, recebe a primeira 1ª etapa do Sprit Kaiaulu Va'a. O evento terá início a partir ... leia mais
Por que remar de canoa individual melhora a sua remada na canoa de seis remadores?
Porque em uma canoa individual você consegue testar, sentir e medir o resultado das suas próprias remadas.
Essa é melhor maneira de descobrir e aprender a calibrar cada etapa da remada. Ou seja, descobrir aquelas que funcionam melhor em cada situação.
Ao colocar o remo na água, você precisa encontrar o apoio ideal para trabalhar o deslize da canoa e isso você não vai encontrar em nenhum simulador de remada.
Em uma canoa individual você pode treinar um movimento executando-o no seu tempo até que você consiga executá-lo na velocidade ideal.
Se você quer melhorar a sua remada você precisa remar de canoa individual!
Existem duas categorias de canoas (Va’a) individuais: a V1 (sem leme) e a V1R (com leme) mais conhecida como OC1 (Outrigger Canoe).
A V1 tem um cockpit onde o remador fica dentro da canoa; já na OC1, o remador fica “on the top”, entre outras variações de design.
Mas o que realmente define se a canoa é V1 ou V1R (OC1) é o fato de ter ou não um leme. Ambas têm que ter ama, é claro, senão não é Va’a.
Colocar um leme, controlado por um pedal, foi uma maneira encontrada para facilitar o controle da canoa.
Remar com fortes ventos vindos em diagonal ou por trás não é uma tarefa fácil em uma canoa sem leme.
Quanto mais fortes ficam os ventos e maior o número de ondulações cruzadas, mais difícil fica manter o controle de uma V1.
Tudo depende muito da experiência e habilidade do remador, mas conforme o grau de dificuldade aumenta, uma canoa com leme V1R (OC1) leva vantagem sobre a V1 mesmo para remadores experientes.
Remar de V1 em uma situação dessa se torna um desafio. Entretanto, nas situações em que o mar e ventos não dificultam tanto o controle da canoa, a V1 tende a ser mais veloz que uma OC1 pois o leme gerar um arrasto.
Geralmente a V1 é mais comprida que a OC1, mas não acredito que essa diferença seja significativa para o desempenho.
Para começar a desenvolver uma boa técnica básica de remada, treinar a parte física e principalmente para se divertir nos downwind com fortes ventos, a OC1 é uma boa opção.
Para entender como os ventos, correntezas e ondulações interferem na sua canoa e caso queira aprender como reagir e interagir a tudo isso, sugiro a você remar de V1.
Com a V1 você vai descobrir a real importância do equilíbrio, vai aprender a tirar proveito dela, o que vai fazer uma grande diferença, principalmente nos mares agitados.
Vai aprender a trabalhar melhor o deslize da canoa. Porém o caminho de aprendizado é longo e desafiador.
Quando o vento entrar forte, o mar balançar não vai ser fácil! Mas à medida que você for aprendendo, tudo vai começar a fazer sentido.
Todo esse conhecimento vai ser muito útil também nas canoas de 6 remadores. Independente do banco em que você for ocupar.
Remar em uma canoa de seis pessoas, onde todos remam de V1 é diferente! Fazer Leme se torna mais fácil porque a canoa vai ficar mais estável pelo equilíbrio natural dos demais integrantes.
Com uma melhor leitura do mar você consegue antecipar os movimentos. Tudo se torna mais claro, fácil e prazeroso.
Muito se fala aqui no Brasil de técnica de remada Taitiana versus técnica de remada Havaiana, mas, na minha opinião, hoje em dia eles fazem um movimento de remada muito parecido, a diferença mais significativa atualmente é a interatividade dos taitianos com o mar.
Os havaianos surfam bem, mas os taitianos interagem com o mar e surfam com uma naturalidade assustadora.
Na minha opinião o fato de os taitianos remarem de V1 e os havaianos remarem predominantemente de OC1 tem uma grande influência nisso.
Para entender melhor o que estou falando sugiro você assistir ao vídeo abaixo, do primeiro Mundial de Longa Distância que ocorreu no Taiti em 2017:
A equipe da Califórnia, com uma excelente técnica, andou mais do que a equipe do Taiti (Shell Va’a) na remada. Porém a equipe do Taiti foi melhor nas partes de downwind e ganhou a prova bem na frente (a prova de V6 foi a primeira do dia).
Essa questão de a prova ser decidida na interatividade com o mar, não é um caso isolado. Veja os vídeos das provas Molokai Hoe de OC6. Depois dá uma olhada os vídeos das principais provas de V1 no Taiti: Te Aito e Super Aito.
Gostaria de enfatizar que essa é uma opinião minha, compartilhada por muitos remadores, mas também tem muita gente que pensa diferente.
Respeito a opinião de todos e estou totalmente aberto para uma discussão saudável e baseada em argumentos fundamentados. Obrigado por ler e fique à vontade em compartilhar!
Boas remadas!