Bodysurf em Floripa: surfando de peito na ilha da magia!
Com o anuncio do Festival Uga-Buga de Surfe de Peito, Leticia Parada fala sobre sua experiência com o ... leia mais
Após três meses de interrupção, a Federação Taitiana de Va’a retomou no mês de julho seu calendário de competições de canoagem polinésia.
Com um forte controle de suas fronteiras e apoio maciço da população, que levou a sério o período de quarentena, a Polinésia Francesa conseguiu baixar significativamente sua curva de contágio, o que levou a federação a conseguir retomar seu calendário de atividades.
Te To’a Va’a Ho’e, uma disputa de longa distância na categoria V1, foi primeira competição a marcar a retomada das provas. Realizada no dia 4 de julho, em Mahina, a prova foi vencida por Tutearii Hoatua.
Em seguida, no dia 11 de julho, foi a vez da Te Aito Manihi, também na categoria V1, vencida pelo ídolo taitiano Steeve Teihotaata.
O evento, que normalmente é realizado no Atol de Manihi, em Tuamotu, foi transferido para o Taiti, devido às exigências do governo local para facilitar protocolos de segurança no combate à Covid-19.
Para este mês estão programadas mais duas competições de va’a: a Anset Race, no 18 de julho, e a primeira corrida V6 pós período de quarentena, Memorial Guy Temauri, marcada para o dia 25 de julho, também no Taiti.
A Federação pretende realizar mais 19 competições de va’a em solo taitiano até o final do ano. Mesmo assim, não conseguiu evitar o cancelamento de eventos importantes, como a Heiva Va’a e a Te ‘Aito.
Outras, como a Hawaiki Nui Va’a, a mais importante prova de V6 do ano, ainda permanece incerta quanto à sua realização em outubro próximo. Todos os clubes expressaram seu apoio para realização do evento, mas a falta de patrocinadores ainda é um grande entrave.
Já a Vodafone Channel Race, primeira grande competição de V6 do ano, está confirmada para 15 de agosto. As equipes partirão em um percurso passando por entre as ilhas de Taaone, Mahina e Moorea.