
Remadores de Corumbá (MS) participam de ação de limpeza no rio Paraguai
Remadores de stand up paddle de Corumbá (MS) participam de ação de limpeza do rio Paraguai realizada no ... leia mais

Deixando o trenó e as renas de lado, o Papai Noel surpreendeu a todos ao chegar de canoa havaiana na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP), na última quarta-feira (10). Com um remo nas mãos, o “bom velhinho” desembarcou para celebrar o encerramento das atividades anuais do Instituto Ohana Hui e distribuir presentes para cerca de 200 estudantes da entidade, que oferece atividades gratuitas para pessoas com deficiência (PCD).
A chegada inusitada encantou os alunos, que participaram de um dia repleto de atividades, incluindo surf adaptado, canoagem, capoeira, artes e oficinas de educação ambiental e inclusiva. A magia do Natal foi completa com a entrega de 100 presentes, que foram cuidadosamente preparados e doados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, através do trabalho voluntário da Oficina de Brinquedos. Dos brinquedos, 85 foram destinados às crianças do projeto e 15 para outras que acompanhavam a festa, garantindo que ninguém ficasse sem um sorriso.
“O trabalho realizado aqui nasce do carinho das nossas voluntárias e do desejo de oferecer oportunidades mais humanas e acolhedoras. Cada brinquedo entregue representa cuidado, dedicação e a certeza de que pequenas ações podem transformar o dia de uma criança”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social.

A ação coroa mais um ano de trabalho do Instituto Ohana Hui, que desde 2019 já atendeu gratuitamente cerca de mil pessoas. O instituto é conhecido por suas aulas de surf adaptado, realizadas às quartas-feiras e sábados com equipamentos específicos, como pranchas especiais e cadeiras anfíbias, para crianças com deficiência física, múltipla, visual, auditiva, intelectual e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Neste ano, a entidade ampliou ainda mais seu compromisso com a inclusão, lançando novas modalidades. Passou a oferecer a canoa havaiana adaptada, voltada para adultos e familiares dos alunos, e, em agosto, iniciou um projeto de surf para pessoas acima de 60 anos, reforçando que a conexão com o esporte e o mar não tem limites de idade ou habilidade.