Vulcão Kilauea provoca tremor de terra no Havaí

Compartilhe
Vulcão Kilauea
O Vulcão Kilauea é considerado o mais ativo do mundo. Foto: Reprodução

O Observatório de Vulcões Havaianos Geological Survey registrou um terremoto de magnitude 4,2 ao sul do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, em Hilo, na Ilha Grande (Big Island), onde está localizado o Kīlauea.

Desde o último domingo (23), o serviço recebeu mais de 175 relatórios sentidos na primeira hora do terremoto – a maioria em Hilo.

De acordo com os técnicos do observatório, o terremoto não teve efeito aparente nos vulcões Kīlauea ou Mauna Loa. “Não vemos mudanças detectáveis ​​na atividade nos picos ou ao longo das zonas de fenda e nem sinal de erupção do Kilauea ou Mauna Loa como resultado deste terremoto. Os tremores secundários são possíveis e podem ser sentidos”, disse Ken Hon, cientista que está monitorando de perto os vulcões da região.

O flanco sul de Kilauea, região de onde se originaram os tremores, foi o local de 40 terremotos de magnitude 4,0 ou mais durante os últimos 20 anos.

A maioria é causada pelo movimento abrupto das placas subterrâneas do vulcão, que se movem para o sudeste sobre a crosta oceânica.

Os técnicos alertam que tremores secundários de magnitude 4,2 poderão ser sentidos nos próximos dias.

Vulcão Kilauea é o mais ativo do mundo

Na tradição local, o povo havaiano acredita que o vulcão Kilauea é habitado pela deusa dos vulcões, Pele. Foto: Reprodução

Em 1998 o Kilauea foi noticiado como sendo o vulcão de maior atividade no mundo e tido como o vulcão ativo mais visitado do mundo, uma fonte inestimável de estudo para os vulcanólogos. O volume de material expelido é suficiente para construir três rodovias amplas o suficiente para contornar o globo terrestre. Cerca de 90% do vulcão é coberto por lava de menos de 1000 anos de idade.

Na tradição local, o povo havaiano acredita que o vulcão é habitado pela deusa dos vulcões, Pele. As lendas e cantos tribais executados por habitantes da região afirmam que toda vez em que a deusa se encontra irritada, o vulcão entra em erupção.

Compartilhe